Em webinar promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, CNT apresenta os resultados da Pesquisa de Rodovias 2023

O maior levantamento de dados sobre a condição da infraestrutura rodoviária no Brasil – a Pesquisa CNT de Rodovias – foi apresentado em webinar, nessa quarta-feira (28). Presentes na reunião virtual, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) ressaltaram a importância e a qualidade técnica do estudo realizado pela Confederação ao longo de suas 26 edições. Em uma perspectiva de cooperação mútua, os representantes desses órgãos tiveram a oportunidade de conhecer melhor os detalhes técnicos e os principais resultados da Pesquisa.

Na ocasião, o gerente executivo de Estatística e Pesquisa da CNT, Jefferson Cristiano, apresentou os resultados apontados na última edição do levantamento, divulgada no final de 2023, e explicou também como funciona o painel de consulta dinâmica da Pesquisa da CNT de Rodovias, onde é possível, por exemplo, realizar consultas dos dados detalhados por Unidade da Federação, tipo de gestão e jurisdição. “A CNT apoia a iniciativa do Observatório de promover debates sobre a infraestrutura rodoviária brasileira, uma vez que a sua qualidade impacta diretamente a segurança, os custos e a operação logística do setor. E também é uma oportunidade para disseminar os trabalhos desenvolvidos pela CNT”, disse o gerente.

O encontro foi organizado pelo ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), instituição social sem fins lucrativos da qual o Sistema Transporte é um dos parceiros. O mediador do evento, Pedro Augusto Borges, head de mobilidade segura do Observatório, falou sobre a importância de conhecer, de forma mais aprofundada, como a Pesquisa é realizada, ressaltando a sua credibilidade junto aos demais participantes.

Os representantes dos três órgãos parabenizaram a CNT pelo trabalho realizado e destacaram a importante contribuição da Pesquisa CNT de Rodovias para o desenvolvimento do transporte rodoviário no Brasil.

Sobre a Pesquisa CNT de Rodovias

Em suas 26 edições, a Pesquisa tem sido balizadora da avaliação rodoviária no Brasil e exposto os desafios a serem superados nessa área. Em 2023, foram avaliados mais de 111 mil quilômetros de rodovias, 100% da malha rodoviária federal e os principais trechos estaduais, ambos pavimentados. O levantamento cobre as 27 Unidades da Federação e tem avançado em tecnologia e precisão de coleta de dados a cada ano.

A Pesquisa é o maior e mais completo levantamento da condição da infraestrutura rodoviária brasileira. O objetivo da CNT é contribuir para a melhoria da infraestrutura, defendendo os interesses dos transportadores e o fortalecimento do setor.

Fonte: CNT – https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/em-webinar-promovido-pelo-observatrio-nacional-de-segurana-viria-cnt-apresenta-os-resultados-da-pesquisa-cnt-de-rodovias-2023