DNIT recebe SINDIPESA em Brasília

O DNIT recebeu o SINDIPESA, ontem (17/11), em reunião que contou com a participação do Eng. Bráulio Fernando Lucena Borba Junior, Coordenador Geral de Operações Rodoviárias, do Eng. Alberto Elias Maluf e do Eng. Fernando Ferreira. Dentre os vários assuntos tratados destacam-se o grande volume de transportes de cargas pesadas e excepcionais que ocorrerão em 2022 e as operações de pesagens que serão realizadas pelo órgão.

O DNIT alerta para que as transportadoras utilizem equipamentos adequados e que não deixem de considerar que os carregamentos das cargas sobre os reboques e semirreboques devem ser feitos de forma que haja distribuição de carga por eixo, que estejam de acordo com os pesos declarados por ocasião nos processos de obtenção de AET, não deixando de considerar a posição do Centro de Gravidade das cargas para que isso aconteça.

O atendimento à orientação evitará problemas de interrupção do transporte, a ocorrência de multas, possível necessidade de transbordo da carga, entre outros fatores que poderão afetar não só o desenvolvimento de transportes isolados, como também de um projeto. Destacadamente nos projetos de energia eólica, a paralisação de um único transporte pode afetar toda a cadeia logística, que culmina na finalização das montagens dos Aerogeradores, fato que certamente não interessa a ninguém.

O SINDIPESA apoia as ações do DNIT nas operações de pesagens e está à disposição das empresas associadas no que for necessário na busca da realização dos transportes de forma correta, sem que haja interrupção e prejuízos a elas e aos tomadores dos serviços.

FONTE: SINDIPESA