DNIT libera passagem de veículos pesados sobre a ponte Internacional Brasil/Argentina

  • Post category:Sem categoria

O DNIT informa que foi liberada na manhã desta segunda-feira (19) a passagem de veículos pesados sobre a ponte Internacional Brasil/Argentina localizada no km 725 da BR-290/RS, em Uruguaiana.

A travessia estava operando desde a noite de sexta-feira (16) em meia pista no sistema de Pare e Siga somente para veículos leves devido, segundo análise preliminar dos técnicos do DNIT, a um rompimento da viga transversina em seu balanço, resultando também no colapso da laje, por conta do deslocamento do esforço da estrutura.

Para poder liberar também a ponte para a passagem de veículos pesados, o DNIT realizou um escoramento na estrutura concluído no domingo (18). No início desta manhã foram realizados testes no local, possibilitando a liberação de caminhões e ônibus também no sistema de Pare e Siga, pela pista do lado esquerdo, sentido crescente.

O fluxo deve ser controlado, a 20 Km/h, com espaçamento de 100 metros entre um caminhão e outro. O DNIT solicita aos órgãos de controle de cargas para que não seja formada retenção de caminhões sobre a ponte. Técnicos do DNIT vão continuar monitorando o local de maneira constante.

Após a vistoria de um especialista em estruturas, que irá ao local nesta segunda-feira (19), é que será possível ter mais precisão das causas deste rompimento. De posse do laudo do especialista serão iniciados os serviços de recuperação da laje, viga e o reforço dos pilares.

Fonte: DNIT – https://www.gov.br/dnit/pt-br/noticias-periodo-eleitoral/dnit-libera-passagem-de-veiculos-pesados-sobre-a-ponte-internacional-brasil-argentina