DNIT discute desafios e transparência para 2024 em Fórum de Diretrizes realizado na sede da autarquia, em Brasília

Nesta segunda-feira, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) sediou o Fórum de Diretrizes 2024, marcado por discussões importantes sobre o fortalecimento de recursos, a aceleração de entregas e a transparência nas ações do órgão.

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, abriu o evento com participação online, ressaltando a relevância desses pontos para o ano em curso. “O fortalecimento de recursos, entregas e a transparência são pontos muito importantes para 2024”, ressaltou. “A entrega das obras na velocidade natural das coisas exige uma dedicação muito grande, e a determinação é fundamental”, enfatizou o Ministro durante sua fala, mostrando as prioridades estratégicas para o setor de infraestrutura.

Renan Filho também abordou os desafios que o novo ano reserva, especialmente para os estados com dificuldades na aplicação de recursos. “Todas as seções precisam estar no mesmo nível de aplicação de recursos”, alertou, sublinhando a importância da equidade e eficiência na distribuição de investimentos.

Outro ponto falado pelo Ministro foi a valorização das carreiras do DNIT. “Segundo Renan, tem uma relevância extrema para o país”, afirmou, ressaltando a importância dos profissionais envolvidos na execução das obras e no desenvolvimento das estratégias do departamento.

Em seguida, o diretor-geral do DNIT, Fabricio Galvão, compartilhou os resultados positivos alcançados em 2023. “Não é fácil sair de uma execução tão baixa para dobrar os números em apenas um ano e aproveito a oportunidade para agradecer toda a equipe do DNIT pelo empenho”, expressou Galvão, reconhecendo os esforços de todos.

Para o ano de 2024, o diretor-geral destacou a importância de abordar os pontos críticos, incluindo obras essenciais que precisam sair do papel, e a necessidade de um pensamento coletivo. “Precisamos ser realistas com o nosso orçamento. Não podemos guardar dinheiro, temos que executar e entregar”, ressaltou, enfatizando a necessidade de efetividade na gestão de recursos.

Outro ponto abordado por Fabricio foi a ênfase na manutenção das infraestruturas existentes. “Não podemos pensar em novas obras se não temos boas rodovias para os usuários”, alertou. Fabricio destacou ainda a importância de manter as vias em condições ideais para garantir a segurança e a eficiência do transporte no país.

O Fórum de Diretrizes 2024 do DNIT contou com a participação do diretor-executivo, Carlos Barros; do diretor de Infraestrutura, Fábio Nunes; do diretor de Planejamento e Pesquisa, Luiz Guilherme Rodrigues De Mello; do diretor de Administração e Finanças, Marcos de Brito Campos Júnior; do diretor de Infraestrutura Ferroviária, José Eduardo Guidi; do diretor de Infraestrutura Aquaviária, Erick Moura que participou de forma digital; além das coordenadoras gerais de Integridade e Comunicação Social, Lídia Lopes e Lissiane Alcantara; do Corregedor, Arthur Kelsen de Oliveira Macedo; do Auditor, Irasmon Gomes de Melo e do Ouvidor, Ebert Gustavo Ribeiro e de vários superintendentes.

O encontro estabeleceu um cenário otimista para o desenvolvimento viário, com metas ambiciosas e a determinação de superar os desafios, visando uma infraestrutura de transporte mais eficiente e segura para todos os brasileiros.

Fonte: DNIT – https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/noticias/dnit-discute-desafios-e-transparencia-para-2024-em-forum-de-diretrizes-realizado-na-sede-da-autarquia-em-brasilia