No momento você está vendo DNIT avança na construção de ponte em obras de duplicação da BR-381/MG

DNIT avança na construção de ponte em obras de duplicação da BR-381/MG

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue,  nesta semana, com os trabalhos construtivos na ponte sobre o ribeirão Severo I, que fazem parte das obras de duplicação da BR-381/MG. As atividades estão concentradas em terraplanagem, contenção de terra armada e cimbramento (suportes provisórios para formas horizontais). Os serviços vão continuar nos próximos dias.

A travessia já tem cerca de 85% de toda a estrutura pronta e vai abrigar, quando concluída, tráfego em duas pontes paralelas, com o sentido de fluxo individual duplicado. A frente de obras está localizada no km 295 da rodovia federal, no município mineiro de Antônio Dias.

A ponte tem o diferencial de construção com a utilização de estruturas metálicas para compor as vigas de sustentação das pistas. Esta solução de engenharia reduz o tempo de obra e os impactos ambientais, além de estimular a economia da região do Vale do Aço. Os vãos variam de 69 a 86 metros de altura, conforme o relevo abaixo da plataforma. As vigas recebem tabuleiro em concreto armado, com 9,2 metros de largura, e o revestimento asfáltico para compor a pista de rolamento.

A ponte está no traçado projetado da BR-381/MG denominado Binário Piracicaba e é construída para vencer o Vale do córrego Severo, eliminando curvas e aclives da pista antiga. Desta forma, o novo trecho vai proporcionar mais segurança aos usuários da rodovia.

FONTE: DNIT – https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/noticias/dnit-avanca-na-construcao-de-ponte-em-obras-de-duplicacao-da-br-381-mg