DNIT aprova Plano Nacional de Manutenção Rodoviária para o próximo ano – PNMR 2022

A Diretoria Colegiada do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aprovou, essa semana, a 1ª Etapa do Plano Nacional de Manutenção Rodoviária para o próximo ano – o PNMR 2022. O Plano estabelece as diretrizes contratuais e financeiras para os serviços permanentes da manutenção da malha rodoviária sob responsabilidade da Autarquia, visando, em especial, a priorização da aplicação de recursos. O objetivo é assegurar a manutenção das boas condições de trafegabilidade das rodovias federais.

Compete ao PNMR a realização do planejamento, da execução, do controle e da avaliação do ciclo de vida de cada projeto de manutenção de todos os segmentos que integram a malha rodoviária sob administração do DNIT. O Plano subsidia o planejamento da manutenção rodoviária de cada Superintendência Regional da Autarquia por meio de análise baseada em critérios estritamente técnicos.

Os procedimentos para elaboração do PNMR estão definidos na Portaria nº 1.050/2015, que prevê a centralização do planejamento por meio da Diretoria de Planejamento e Pesquisa (DPP/DNIT) e Diretoria de Infraestrutura Rodoviária (DIR/DNIT), cabendo às Superintendências Regionais (SRs) fornecer o apoio ao planejamento, além da execução das ações constantes no Plano.

FONTE: DNIT – https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/noticias/dnit-aprova-plano-nacional-de-manutencao-rodoviaria-para-o-proximo-ano-2013-pnmr-2022