DNIT apresenta resultados e estratégias em Webinar do BrazilRap

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou, nesta quinta-feira (09), a “segunda reunião anual do BrazilRap: resultados desde 2019 e estratégias para 2022”. O evento foi conduzido pelo Diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello.

O Webinar contou com a presença de agências de governo, bancos de desenvolvimento, concessionária de vias, empresas de engenharia e institutos de pesquisa viária para apresentar os resultados de pesquisa e codificação viária desde 2019 e quais serão as próximas estratégias para 2022.

Participante do Webinar, Marcello da Costa, Secretário Nacional de Transporte Terrestre do Ministério da Infraestrutura, falou sobre as políticas Públicas do Ministério voltadas a segurança viária e disse que o BrazilRap é um projeto prioritário para o MInfra. Marcello destacou que o programa “é uma grande ferramenta quantitativa para se fazer um diagnóstico e previsão de ações de forma a ter resultados que atendam às expectativas de redução de 50% nos acidentes de trânsito com mortes e lesões graves, em rodovias federais, nesta próxima década”.

O secretário falou ainda da parceria do Ministério com o DNIT na mudança da especificação de dispositivos de segurança, na contratação de projetos de engenharia que incorporam conceitos de rodovias que perdoam e do levantamento que o DNIT está fazendo do iRAP.

O Coordenador-Geral de Planejamento e Programação de Investimentos do DNIT, André de Oliveira Nunes, mostrou aos participantes do evento toda a trajetória do DNIT no iRap até o momento, explicando os passos de contratação e codificação.

Elemar Taffe, gerente de engenharia da Pavesys, empresa contratada pelo DNIT para fazer a classificação por estrelas das rodovias federais, apresentou os resultados alcançados. Segundo o gerente, a meta final é obter um plano que resulte em uma malha rodoviária federal com 3 ou mais estrelas, resultando numa diminuição significativa de acidentes graves e salvando o máximo de vidas possíveis.

Segundo o Diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, a autarquia conseguiu avançar na classificação de mais de 5.000 km de rodovias federais e pretende finalizar a codificação e o processo de classificação em estrelas ainda em 2022. “Com isso teremos uma grande fotografia de como a rede rodoviária federal se encontra perante a metodologia proposta pelo iRap. O próximo passo é termos metas de investimentos para alcançar melhores resultados no quesito segurança viária”, finalizou o diretor.

IRap (International Road Assessment Programme) – É uma metodologia internacional que avalia as rodovias em relação ao nível de acidentes e permite a priorização de intervenções a serem realizadas para reduzir os riscos. O programa inclui parceiros em mais de 100 países.

FONTE: DNIT – https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/noticias/dnit-apresenta-resultados-e-estrategias-em-webinar-do-brazilrap