Diretoria do DNIT promove encontro com Superintendentes Regionais da autarquia

Diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) se reuniram nesta quarta-feira (10), na sede da autarquia em Brasília, para apresentar as diretrizes para o final de 2021 e expor metas para 2022 aos Superintendentes Regionais da Instituição. O diretor-geral, general Santos Filho, abriu o encontro ressaltando a importância destes eventos, que servem para fortalecer a integração das equipes dos estados com a sede.

Santos Filho destacou ainda o crescimento de todas as Superintendências, observado em visitas às obras durante o ano de 2021. E falou sobre a importância de superintendentes e assessores percorrerem a malha rotineiramente. “Tanto as obras de manutenção, como as de construções precisam ser constantemente verificadas”.

O General pontuou também sobre a importância do cardápio de emendas parlamentares, que precisam estar em acordo para uma correta utilização. Outro assunto destacado foi a atenção necessária para a preparação para o período chuvoso.

O evento contou com apresentações dos diretores de Infraestrutura Rodoviária, Ferroviária, Aquaviária, das áreas Administrativa, de Planejamento e Pesquisa e Executiva e ainda dos representantes da Auditoria, Integridade e Corregedoria que expuseram os alinhamentos e as diretrizes para finalizar 2021 e o planejamento para o próximo ano.

Entre os assuntos abordados pela Diretoria de infraestrutura Aquaviária, estão as intervenções realizadas em 2021 em portos organizados, com destaque para a dragagem do Porto de Paranaguá (PR) e a Construção do terminal de passageiros do Porto de Maceió (AL). Atualmente estão em operação 77% das IP4 concluídas e 100% das eclusas concluídas.

A diretoria de Infraestrutura Rodoviária mostrou aos superintendentes os números alcançados pela autarquia em 2021. Foram 81 entregas realizadas, 198,9 km de duplicação/adequação, 179,2 km de pavimentação, 357,28 km de restauração e 510,12 km de recuperação/revitalização.

Na área de Planejamento e Pesquisa, destaque para os estudos de viabilidade técnica e ambiental, projetos de manutenção, MeDiNa e Profaixa. Na Infraestrutura Ferroviária, foram mostrados dados de orçamento, do PROSEFER (Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas) e do Estudo de Sinalizações. E a Diretoria Executiva da autarquia fez uma apresentação sobre as atribuições do Comitê de governança, estratégia e riscos e também sobre o ERICA (Estudos de Remanejamento, Investimentos e Custeios Aplicados), uma ferramenta que busca otimizar a alocação dos recursos orçamentários do DNIT, servindo como auxílio ao gestor na tomada de decisões, no que diz respeito ao planejamento e execução de seus contratos.

O diretor-geral do DNIT, finalizou o evento ressaltando o bom desempenho dos Superintendentes Regionais e da equipe que trabalha na sede. “Somos todos uma equipe única, trabalhando por um país melhor”.

FONTE: DNIT – https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/noticias/diretoria-do-dnit-promove-encontro-com-superintendentes-regionais-da-autarquia