Despoluir da FETCESP supera meta de avaliação veicular

O Programa Despoluir da FETCESP encerrou 2021 superando suas metas. Foram registradas 14.800 avaliações veiculares ambientais, superando as 12.500 avaliações de 2019, antes da pandemia.

Diversos fatores contribuíram para tal resultado, como a aquisição da sétima unidade móvel do Programa, que ficou responsável pelo atendimento na Região de São José do Rio Preto, e o reconhecimento cada vez maior das empresas para a importância ambiental de se manter a frota regulada, analisa o coordenador do Programa Despoluir, Flávio Teixeira Júnior.

Durante o ano o Programa ficou mais conhecido com a publicação de matérias da federação e das entidades regionais e pela participação em eventos, como a operação inverno realizada pela Cetesb e o Prêmio de Sustentabilidade promovido pelo SETCESP.

Metas para 2022

Neste ano, no qual o Programa Despoluir completa 15 anos, a expectativa, explica Carlos Panzan, presidente da FETCESP, é apresentar recordes de avaliações veiculares e receber mais unidades móveis para atender a demanda das transportadoras no estado de São Paulo.

Uma outra grande novidade da FETCESP para o 2022 é promover o projeto PremiAr – Transportando um Mundo Verde, para prestar reconhecimento às empresas parceiras do Despoluir e que estão comprometidas com o meio ambiente.

As unidades móveis do Despoluir estão sediadas nas seguintes cidades e entidades: Bauru (Sindbru); Campinas (Sindicamp); Ribeirão Preto (Sindetrans); São Caetano do Sul (Setrans); São José do Rio Preto (Setcarp); São Paulo (FETCESP) e Sorocaba (Setcarso).

Despoluir

Por ser certificado pela Cetesb, o Programa Despoluir da FETCESP oferece as empresas parceiras a possibilidade de recurso em caso de autuação por excesso de fumaça preta, reduzindo em 70% o valor da multa após a comprovação das devidas manutenções e restabelecimento dos limites permitidos de emissões.

O Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo SEST SENAT, realiza, desde 2007, atividades práticas, em parceria com a FETCESP, que visam a solucionar os impactos ambientais advindos do transporte.

Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,4 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.

Mais informações:

E-mail: coordenacaodespoluir@fetcesp.com.br

Whatsapp (11) 98492-7304.

Telefone: (11) 2632-1022

FONTE: Portal NTC – https://www.portalntc.org.br/despoluir-da-fetcesp-supera-meta-de-avaliacao-veicular/