No momento você está vendo Concessões de rodovias e empreendimentos do DNIT vão incorporar transformação digital

Criado para modernizar e garantir a segurança e a eficiência logística no transporte rodoviário, o inov@BR será incorporado nas concessões privadas e também nos empreendimentos administrados pelo Ministério da Infraestrutura, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para levar a transformação digital às rodovias do país.

A informação é do secretário nacional de Transportes Terrestres do MInfra, Marcello Costa, que participou nesta sexta-feira (25) da palestra com tema “Corredores Rodoviários Inteligentes”, que encerrou a 2ª Digital Week. Desde segunda-feira (21), o evento debateu o novo Plano de Transformação Digital 2021-2022, com foco na competitividade da infraestrutura de transportes.

“Colocar o inov@BR dentro dos contratos de concessão é a garantia que os contratos, de 30 anos de duração, vão estar prontos para receber esse tipo de transformação digital”, disse Costa. Segundo o secretário da SNTT, o programa permite oferecer à população um serviço de melhor qualidade e também estará incluído nos empreendimentos do DNIT.

Pelo inov@BR, serão realizados investimentos em novas sinalizações, em monitoramento das vias, na conectividade (wi-fi e cobertura de celular nas rodovias), na implantação do free flow, além de aprimorar a pesagem veicular e a integração do DNIT e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O programa trará a modernização junto com o incentivo para uso da TAG dos pedágios e técnicas sustentáveis para melhorar a qualidade do meio ambiente.

INICIATIVA PRIVADA – Para o secretário Costa, a Digital Week foi propícia para aumentar a interlocução do Governo Federal com a iniciativa privada. “Precisamos estar abertos a ouvir o que o setor produtivo, o mercado. A gente aprendendo de forma humilde podemos fazer nosso papel, que é transformar isso em políticas públicas”, afirmou.

O programa foi apresentado a representantes do mercado e da indústria automobilística, parceiros fundamentas para o sucesso do inov@BR. Durante o painel, os empresários participantes tiveram a oportunidade de apresentar o que suas respectivas empresas têm feito em prol da transformação digital. Tecnologias que facilitam a vida do usuário e reduz a emissão de gazes poluentes foram destaques entre as novidades apresentadas pelos representantes.

Participaram do encerramento o produtor de produto América Latina da Volvo Cars Brasil, André Renato Bassetto da Silva, o diretor responsável pela área de Tecnologia da Informação da Mercedes-Benz do Brasil Ltda, Maurício Mazza e o diretor de Tecnologia do Grupo EcoRodovia, Afrânio Spolador. A mediação do painel foi feita pelo diretor de planejamento e projetos especiais da SNTT/MInfra, Luciano Lourenço.

FONTE: Ministério da Infraestrutura – https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/concessoes-de-rodovias-e-empreendimentos-do-dnit-vao-incorporar-transformacao-digital