Comitê de Crise da ANTT se reúne para minimizar impactos das chuvas

Outubro marcou o início da temporada de chuvas em diversas partes do Brasil e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está ciente desse desafio. Desde 2022, por meio da Portaria nº 404, a Agência mantém reuniões regulares com o Comitê de Crise Permanente para adoção de ações preventivas e eficazes para proteger as estradas e ferrovias de possíveis desastres.

Os encontros têm como objetivo alinhar estratégias com as Concessionárias que operam nas redes federais, fortalecendo o monitoramento contínuo das vias e trilhos. Essa abordagem permite a identificação e tratamento proativo de áreas críticas durante o período chuvoso, entre outubro e março.

Para o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, é extremamente importante acompanhar a execução das medidas propostas e avaliar a necessidade de ajustes. “Nossa missão consiste em planejar ações, estabelecer responsabilidades claras para todas as partes envolvidas e assegurar que nossas equipes de fiscalização estejam prontas para atuar em estreita colaboração com as autoridades competentes em casos de incidentes”, disse Vitale.

Na última reunião do Comitê de Crise Permanente da ANTT, uma solução de destaque foi o compartilhamento de tecnologia para melhor integrar o Centro Nacional de Supervisão Operacional (CNSO) da Agência com os centros de monitoramento das Concessionárias. Essa integração permitirá a emissão de alertas imediatos em caso de incidentes, agilizando a mobilização das equipes da Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Bombeiros e outros órgãos competentes em situações de desastre.

Estas medidas fazem parte do programa Prorev da ANTT e vão impactar diretamente na iniciativa AZ+, que tem por objetivo zerar os acidentes fatais, as interrupções totais de tráfego e os índices de reclamação na ouvidoria das rodovias e ferrovias sob competência da Agência.

A ANTT está dedicada a implementar ações preventivas que visam proteger a vida e o bem-estar de todos que utilizam a infraestrutura de transporte. A Agência conta com uma assessoria especial de informação estratégica (AESINF) responsável por monitorar e produzir relatórios diários sobre possíveis ocorrências e alertas de chuvas. O compromisso é proporcionar estradas e ferrovias mais seguras, promovendo uma mobilidade tranquila e protegida para todos os cidadãos.

Fonte: ANTT – https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/comite-de-crise-da-antt-se-reune-para-minimizar-impactos-das-chuvas