CNT atualiza dados consolidados de 2023 nos seus painéis de consultas dinâmicas

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) acaba de atualizar, com os dados consolidados de 2023, alguns dos seus painéis de consultas dinâmicas, que reúnem um universo de dados do setor. Essas ferramentas possibilitam extrair números, dados e informações relacionados à realidade do transporte no Brasil e são úteis para transportadores, o meio acadêmico e a sociedade em geral.

O Painel CNT do Transporte Aeroviário disponibiliza os principais indicadores relacionados ao transporte aéreo de passageiros e de cargas. Por meio dele, é possível fazer consultas e acessar dados comparativos da movimentação por tipo de voo, países e aeroportos de origem e destino, entre outras informações.

Já no Painel CNT do Transporte Aquaviário, é possível fazer consultas e acessar dados comparativos da movimentação por tipo de instalação portuária e mercadoria. Outro recurso acessível é a busca por perfil da carga e tipo de navegação, frota, entre outros.

Para selecionar os principais indicadores relacionados ao transporte ferroviário de cargas no Brasil, há o Painel CNT do Transporte Ferroviário. As consultas permitem acessar dados comparativos da movimentação por total de TU (toneladas úteis) ou TKU (tonelada quilômetro útil). A navegação permite, ainda, saber qual concessionária é responsável pela operação, pelo tipo de mercadoria e pela UF (Unidade da Federação) de origem.

O Painel CNT do Transporte Rodoviário, por sua vez, possibilita, dentre outros dados, consultar a demanda de passageiros no segmento rodoviário e os dados de produção, licenciamento e exportação de veículos no Brasil. Também é possível identificar indicadores relacionados à frota de veículos, à malha rodoviária federal, além dos números e do perfil dos condutores habilitados no país.

O Painel CNT do Emprego no Transporte apresenta a evolução do mercado de trabalho no setor de transporte no Brasil. É possível identificar o total de admissões e desligamentos e o saldo de vagas por UF, por região e por modal de transporte. A ferramenta também mostra quais as ocupações no setor que tiveram o maior número de contratações e dispensas.

Outro painel passível de diferentes formas de navegação é o Painel CNT de Acidentes Rodoviários. Tem como base os registros da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em rodovias federais brasileiras, no período de 2007 a 2023.

Fonte: CNT – https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/cnt-atualiza-dados-consolidados-de-2023-nos-seus-painis-de-consultas-dinmicas