CNT apresenta produtos e serviços a empresários do transporte

Os trabalhos desenvolvidos pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) foram tema central de reunião realizada, nessa terça-feira (11), com empresários e representantes de empresas que fazem parte do Grupo de Trabalho Técnico (GTT) em ESG do Sistema Transporte. Os integrantes do grupo haviam solicitado à CNT uma apresentação para conhecer mais profundamente o acervo da instituição que subsidia a atuação da CNT em defesa dos interesses do setor.

“A CNT desenvolve trabalhos, análises e pesquisas sobre o setor e a infraestrutura de transporte. São dados e informações levantados para os empresários e as instituições que dialogam com a CNT nos âmbitos institucional, político, socioeconômico, acadêmico e ambiental. A CNT faz análises para o país, mas é possível realizarmos recortes estaduais em função da necessidade dos empresários, que são a nossa razão de existir”, ressaltou o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.

O termo ESG (Environmental, Social and Governance – sigla em inglês) conceitua a busca por alinhar as empresas às políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança. Na reunião, houve ainda a troca de experiências. A Bravo Serviços Logísticos falou sobre a prática ambiental realizada pela empresa e destacou que conta com a expertise da CNT nos trabalhos e estudos de fontes energéticas utilizadas pelo setor de transporte.

No encontro, a produção técnica da CNT foi apresentada pelas gerentes executivas Ambiental, Erica Marcos, e de Economia, Fernanda Schwantes. Os estudos, os documentos técnicos e as pesquisas, além de análises de indicadores do setor e de impacto regulatório, entre outros trabalhos, têm como objetivos subsidiar as ações de representação e esclarecer a sociedade sobre o setor. Ou seja, a entidade produz conhecimento para que a defesa de interesses na área seja respaldada sob embasamento técnico. Além disso, a CNT acompanha permanentemente os principais problemas e gargalos percebidos pelas empresas do transporte em todas as modalidades, para propor soluções a fim de reduzir custos e tornar o país mais competitivo no âmbito de negócios.

As análises encontram-se no site oficial da CNT, na forma de boletins e informes. Há, também, a compilação de dados e indicadores em formato de painéis de consulta dinâmica, que servem de parâmetro para diversos segmentos ligados ao transporte. As consultas interativas permitem o recorte de informações de diferentes ordens: cargas, passageiros, origens, destinos, acidentes e produtos, além de empregos no setor.

Com o intuito de ampliar e promover a performance ambiental do setor transportador e amenizar ou, até mesmo, evitar os impactos ambientais advindos da atividade, a CNT, em parceria com o SEST SENAT, criou, há 16 anos, o Programa Ambiental do Transporte: o Despoluir. Ao longo de sua trajetória, a iniciativa tem engajado o setor em ações de sustentabilidade. O empenho do Despoluir e a parceria que o programa viabiliza com as empresas de transporte, caminhoneiros autônomos e organizações nacionais e internacionais têm sido fundamentais para o sucesso da Confederação na busca pelo caminho da descarbonização, do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade ambiental do setor transportador.

Um dos principais estudos apresentados ao grupo foi a tradicional Pesquisa CNT de Rodovias, que se encontra, em 2023, em sua 26ª edição. Muitos governadores e parlamentares se pautam nesse estudo para tratar sobre a situação das rodovias e saber os trechos que devem ser priorizados quanto à recuperação e às melhorias. Com isso, as Unidades da Federação que têm restrição orçamentária acabam economizando os recursos que usariam para fazer esse rastreio das vias que estão sob sua responsabilidade.

Fonte: CNT – https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/cnt-apresenta-produtos-e-servicos-a-empresarios-do-transporte