CNPE mantém mistura do biodiesel em 10%

De acordo com decisão tomada nesta 2ª feira (29/11) pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a mistura do biodiesel no diesel continuará em apenas 10%. Assim, em vez de 13% em janeiro e em fevereiro e de 14% de março a dezembro de 2022, como prevê política pública sobre o tema.

A Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) do Congresso Nacional criticou a decisão e alerta que os efeitos dessa medida serão sentidos direta e indiretamente por toda a sociedade. Haverá mais poluição, em razão do aumento de emissões de poluentes, o que poderá comprometer as metas ambientais do país. Haverá também maior fragilização da cadeia produtiva, que é composta por milhares de agricultores familiares, cooperativas, usinas e outros atores. A decisão também põe em risco investimentos milionários já programados para o setor de biodiesel.

“A decisão prejudica severamente a cadeia produtiva, formada de produtores rurais, cooperativas, esmagadoras, entre outros agentes do setor.  A redução estimada de 2,4 bilhões de litros de biodiesel será uma conta que será paga tanto pelo campo, com a desarticulação ainda maior da cadeia produtiva, quanto pela sociedade, com maior emissão de gases poluentes pela queima do diesel fóssil”, lamentou o presidente da FPBio, deputado federal Pedro Lupion (DEM-PR).

FONTE: Frota&cia – https://www.frotacia.com.br/cnpe-mantem-mistura-do-biodiesel-em-10/