No momento você está vendo Cetesb volta a multar veículos por emissão de fumaça preta na Anhanguera

Cetesb volta a multar veículos por emissão de fumaça preta na Anhanguera

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) voltou a multar veículos a diesel por emissão excessiva de fumaça preta. Em operação nesta terça, 10, foram 64 autuações na Rodovia Anhanguera (SP-330), em trecho que fica em Americana.

O ponto de fiscalização da Cetesb na Rodovia Anhanguera foi instalado no quilômetro 128,5. Entre 9h e 14h, período da operação, passaram pelo local 2.842 veículos a diesel. Desse total, 71 apresentaram não conformidade, com emissão de fumaça acima do nível recomendado. Entre os irregulares, as equipes conseguiram aplicar autuação para 64.

De acordo com a legislação, a multa básica equivale a R$ 1.745,40. Entretanto, pode-se diminuir 70% esse valor, desde que o proprietário apresente a solicitação em até 60 dias após ser notificado. As condições para ter acesso ao desconto são comprovar a regularização do motor por Relatório de Emissão de Opacidade e não ter sido autuado nos 12 meses anteriores.

A fiscalização ocorre por meio de uma escala gráfica para avaliação colorimétrica visual, medindo a densidade da fumaça sem necessidade de parada dos veículos. O sistema utilizado foi a Escala de Ringelmann.

FONTE: Frota&cia, com informações de O Liberal – https://www.frotacia.com.br/cetesb-volta-a-multar-veiculos-por-emissao-de-fumaca-preta-na-anhanguera/