Caminhos da Serra Gaúcha busca R$ 100 milhões no BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 100 milhões, na modalidade direta, à concessionária Caminhos da Serra Gaúcha S/A para apoiar a necessidade de liquidez da empresa, afetada pelo evento climático extremo que atingiu o Rio Grande do Sul. Os recursos são oriundos do programa “BNDES Emergencial para o Rio Grande do Sul”, que está disponibilizando R$ 15 bilhões do Fundo Social, conforme a Medida Provisória nº 1.226, publicada em 29 de maio de 2024, por meio do Programa Emergencial para o Rio Grande do Sul.

Podem solicitar o crédito apenas grandes empresas com receita operacional bruta superior a R$ 300 milhões no último exercício fiscal e que tenham tido seus negócios em áreas efetivamente atingidas pelos eventos climáticos extremos e que tenham sofrido perdas materiais. O valor mínimo a ser emprestado é de R$ 20 milhões. O instrumento tem prazo de vigência até 31 de dezembro de 2025 ou até a utilização total dos recursos.

“A operação faz parte do esforço do Governo Federal para apoiar a recuperação dos danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O BNDES está comprometido com esses esforços com nossa rede parceira nessa e em outras frentes”, destacou a diretora Maria Fernanda Ramos Coelho, responsável pelo programa Emergencial do BNDES para o Rio Grande do Sul.

Segundo informações da concessionária, sua malha viária foi prejudicada com pontos de bloqueio total de tráfego, além dos danos à estrutura rodoviária por meio de deslizamentos de terra, afundamentos, fissuras e trincas no pavimento, queda de árvore, acúmulo de água na pista, erosão e obstrução de drenagem.

Os 271,54 km concedidos à empresa atravessam três serras (Serra de Farroupilha, Serra de Antônio Prado e Serra de Carlos Barbosa) e um grande vale (Vale do Caí). A malha atende 18 municípios que tiveram o estado de calamidade pública decretado: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Campestre da Serra, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Montenegro, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Triunfo e Vacaria.

Fonte: Frota&cia – https://frotacia.com.br/caminhos-da-serra-gaucha-busca-r-100-milhoes-no-bndes/