Cade pede inquérito para investigar aumento repentino dos combustíveis no Brasil

O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro, pediu nesta quarta-feira a abertura de um inquérito para investigar o aumento no preço dos combustíveis, entre o fim de dezembro e o início de janeiro. Na avaliação do órgão, a alta nos preços foi repentina e pode configurar formação de cartel.

Entre os motivos, há suspeita de que os postos tenham reajustado o valor diante da expectativa de que o governo federal retornasse a cobrança de tributos federais sobre os combustíveis. O problema é que a isenção dos impostos foi mantida mas o preço dos combustíveis subiu mesmo assim.

O pedido de investigação aponta que houve aumento repentino dos preços em diferentes postos no Distrito Federal, Espírito Santo, em Pernambuco e Minas Gerais.
Integrantes do Cade afirmaram à CNN que não descartam formação de cartel, em que empresários de postos realizariam prática anti-concorrencial juntos, já que os aumentos se deram de forma aparentemente coordenada.

O presidente do Cade afirma no documento que cartel é “promover, obter ou influenciar a adoção de conduta comercial uniforme ou concertada entre concorrentes”
A decisão sobre abertura de inquérito cabe ao Superintendente-Geral do Cade, a quem foi encaminhado o pedido.

Fonte: CNN – https://www.cnnbrasil.com.br/business/cade-pede-inquerito-para-investigar-aumento-repentino-dos-combustiveis-no-brasil/