Apenas 7% da produção de caminhões Euro 6 foi vendida no primeiro trimestre de 2023

Percentual corresponde a apenas 1.835 exemplares do total de 24,5 mil caminhões Euro 6 produzidos nos três primeiros meses do ano; número está muito abaixo do projetado pela indústria

Apesar da produção ter sido encerrada em 31 de dezembro de 2022, conforme foi determinado pela legislação, os caminhões zero quilômetro Euro 5 seguem sendo os mais procurados pelos transportadores brasileiros e consequentemente os campeões de vendas, especialmente quando comparados com os atuais modelos Euro 6.

Dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA) revelam que de janeiro a março de 2023, 24,5 mil caminhões Euro 6 foram produzidos em todo o Brasil. Entretanto, deste total, 1.835 exemplares foram vendidos (emplacados) no país, ou seja, apenas 7,5% do que foi produzido.

Ao analisar apenas o volume total de vendas (emplacamentos) do primeiro trimestre de 2023, verifica-se que a participação dos caminhões Euro 6 em relação aos modelos Euro 5 é ainda menor. Do total de 28.616 caminhões zero quilômetro comercializados nos três primeiros meses do ano, apenas 6,4% (1.835 exemplares) foram modelos Euro 6, enquanto o restante, 26.781 caminhões corresponde a modelos Euro 5 vendidos (emplacados) no período, ou seja, 93,6% são frutos da produção no final de 2022 e de estoques formados nesta transição de tecnologia.

O resultado registrado no primeiro trimestre de 2023 está significativamente abaixo do projetado e esperado pela ANFAVEA. “Esse número deveria estar em torno de 20, 25 até 30%, que é mais ou menos o tempo que temos entre a produção e a comercialização”, destaca Gustavo Bonini, vice-presidente da ANFAVEA para veículos pesados. “A gente vê que está muito abaixo, o que mostra claramente o efeito de pré-compra que a gente não viu no ano passado e que agora está se materializando, ou seja, o que está sendo comprado é o que foi produzido e que estava em estoque”, completa.

Montadoras reduzem volumes de produção

Diante do cenário que vai se desenhando para o mercado brasileiro de caminhões em 2023, especialmente em relação a baixa procura pelos atuais modelos Euro 6, as montadoras já começaram a ajustar as atividades e o volume de produção. Dentre as medidas anunciadas está a redução do número de turnos de produção, férias coletivas, encerramento de contratos, entre outras iniciativas. IVECO, Mercedes-Benz e Scania estão entre as montadoras de caminhões que já confirmaram ajustes da atividade industrial.

Montadoras reduzem volumes de produção

“As montadoras estão adequando o volume de produção agora e para os meses seguintes em relação a esse volume de mercado que estamos acompanhando”, afirma Bonini. “Esse é o ponto de atenção, esse é o farol amarelo para nós com relação a produção de pesados. A gente sabia desse fenômeno que ocorre nas mudanças de fase do Proconve, mas agora de uma maneira muito mais forte e contundente do que seria possível de prever para ano e para agora”, explica.

Para os próximos meses, a entidade que representa as montadoras afirma que seguirá acompanhando as demandas e mercado e mantém uma certa expectativa de retomada com o fim dos estoques de modelos Euro 5. “Chama a atenção a preocupação por esse percentual estar baixo, mas esse é um número que vamos continuar acompanhando e ainda há uma expectativa de que haja uma reversão com o fim dos estoques de P7 [Euro 5], para vermos como ficará a produção, que é a grande preocupação. É o deslocamento da produção com o licenciamento”, conclui Bonini.

Confira na íntegra os números da ANFAVEA: CLIQUE AQUI

Fonte: NTC, com informações da ANFAVEA – https://www.portalntc.org.br/apenas-7-da-producao-de-caminhoes-euro-6-foi-vendida-no-primeiro-trimestre-de-2023/#:~:text=Dados%20divulgados%20pela%20Associa%C3%A7%C3%A3o%20Nacional,5%25%20do%20que%20foi%20produzido.