ANTT e Ministério dos Transportes anunciam aumento de concessões para 2024

O ano de 2023 fechou com saldo positivo para a recuperação e desenvolvimento do transporte terrestre do país. Tal sucesso abre caminho para resultados ainda mais expressivos para este ano, conforme dados apresentados nesta quarta-feira (10/01), durante coletiva para a imprensa realizada pelo Ministério dos Transportes, em Brasília.

O Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, destacou a sinergia com os entes governamentais para alavancar ainda mais as soluções para o desenvolvimento da infraestrutura de transportes para o ano de 2024. “A ANTT está comprometida e pactuada com outros órgãos envolvidos, como o Ministério dos Transportes, a Infra S.A., o Tribunal de Contas da União e o Ibama, para realizar os leilões previstos e promover o desenvolvimento da infraestrutura, garantir empregos e acelerar a economia”, destacou.

Segundo os dados apresentados, a otimização dos contratos de rodovias soma o montante de R$ 110 bilhões em investimentos. Para este ano, o Brasil planeja, por exemplo, realizar 13 concessões (confira no quadro abaixo) na área de transportes terrestres, atraindo cerca de R$ 122 bilhões para os investimentos necessários nas áreas de rodovias e ferrovias.

Faça download da apresentação

CONCESSÕES RODOVIÁRIAS PREVISTAS PARA 2024
BR-040/MG | BH – Juiz de Fora BR-381/MG | BH – Valadares
BR-364/GO/MT | Rio Verde (GO) Rondonópolis (MT)BRs-153/262/GO/MG
BR-040/MG/GO | Belo Horizonte (MG) – Cristalina (GO)BR-262/MG | Uberaba – Betim
BRs-070/174/364/MT/RO Vilhena (RO)-Cuiabá (MT)BR-040/MG/RJ | Juiz de Fora (MG) – Rio de Janeiro (RJ)
BRs-060/452/GO | Rio Verde – Goiânia – ItumbiaraBRs-369/373/376/PR e PRs-170/232/445/090Lote 3 do Paraná
BR-364/RO Porto Velho – VilhenaBRs-163/277/PR e PRs-158/180/182/280/483Lote 6 do Paraná
 GOs-020/060/070/080

O balanço positivo foi comemorado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, que durante o encontro também agradeceu a dedicação do Diretor-Geral da ANTT, bem como toda a diretoria colegiada e servidores da Agência. “Em 2023, aumentamos os investimentos, melhoramos a malha rodoviária, além de fortalecer as condições para ampliar o aporte de recursos privados no Brasil, com a possibilidade das otimizações e leilões que vão dialogar mais com as necessidades de nossa infraestrutura”, ressaltou.

Fonte: ANTT – https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/antt-e-ministerio-dos-transportes-anunciam-aumento-de-concessoes-para-2024-1