ANTT e CCR RioSP debatem próximos passos da implementação do Free Flow

O Grupo de Trabalho (GT) sobre o projeto-piloto do Free Flow (pedágio automático, sem cancela) reuniu-se, na sede da ANTT, em Brasília (DF), para apresentar as ações realizadas no ano e o cronograma de implementação das próximas etapas de cada frente que compõe o GT. Além da Diretoria Colegiada e de superintendentes da ANTT, participaram da reunião o Grupo CCR, responsável pelo projeto, que ocorrerá na BR-101/RJ (Rio-Santos), e a coordenadora de desestatização e regulação da Procuradoria Federal junto à ANTT (PF/ANTT), Waleska Gurgel.

Conforme a apresentação explanada pelo GT, as 24 reuniões de alinhamento e 3 de governança realizadas ao longo de 2022 resultaram em avanços na liberação de obras e nos estudos de regulamentação do primeiro projeto do Sandbox Regulatório, o ambiente regulatório experimental que terá o Free Flow para análise do modelo. Quanto às próximas etapas, a perspectiva é que nos primeiros meses de 2023 já sejam assinados termos aditivos e autorizações referentes a questões legais, contratuais, operacionais e de comunicação – esta última que prevê um forte trabalho de divulgação, conscientização e recepção junto aos usuários.

A CCR RioSP, concessionária responsável pela implementação do Free Flow, também expôs o que já foi executado e o que está previsto, principalmente em relação à parte estrutural, como os 3 (três) pórticos que farão parte do Free Flow e substituirão as praças de pedágio físicas. Inicialmente, todos ficarão no Rio de Janeiro, respectivamente, nos municípios de Mangaratiba, Paraty e Itaguaí.

Por fim, ANTT e CCR agendaram novas reuniões para alinhar e encaminhar processos referentes à implementação do modelo de pedágio automático (sem cancela), que já deve começar a fase de testes em janeiro de 2023. A cobrança das tarifas de pedágio será realizada a partir de março de 2023. O valor da tarifa variará se a passagem pelo pedágio eletrônico for durante a semana ou no final de semana/feriado.

Free Flow – Free Flow é uma técnica de cobrança eletrônica de pedágio, em que o veículo é detectado por pórticos, seja por meio da etiqueta eletrônica (TAG) ou da placa do veículo. No Brasil, atualmente, a cobrança da tarifa se dá por meio de praças de pedágios físicas, com base em valores previamente informados.

Entre as vantagens do Free Flow já conhecidas está a melhora na fluidez do tráfego – sobretudo em rodovias que atravessam áreas urbanas –, o desconto na tarifa, bem como a segurança do sistema de pagamento via etiqueta eletrônica (TAG), que está geralmente relacionado a um cartão de crédito, mas que também pode ser encontrado na modalidade pré-pago. A exemplo das áreas de maior fluxo de veículos, como é o caso de Santiago no Chile, também foi verificada a redução da poluição atmosférica, visto que diminuem as retenções de veículos em horário de pico.

Quer saber mais sobre o pedágio eletrônico (Free Flow) na BR 101/RJ? Acesse aqui.

Fonte: ANTT – https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/antt-e-ccr-riosp-debatem-proximos-passos-da-implementacao-do-free-flow