ANTT completa 22 anos como Agência referência em regulação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) completou neste domingo, 18 de fevereiro, 22 anos de atuação dedicados ao desenvolvimento, fiscalização e regulação do transporte terrestre no Brasil. Ao longo de sua história, a ANTT tem estabelecido normas, padrões e diretrizes que regem o transporte rodoviário, ferroviário, de cargas e passageiros no Brasil, além de desempenhar um papel fundamental no cumprimento das normas, segurança dos usuários e desenvolvimento do país. Como resultado de todo o trabalho técnico desempenhado, hoje a ANTT é uma Agência referência em regulação e atua de forma isenta sempre em prol da população.

Para celebrar a data, na Convenção da ANTT, realizada nesta sexta-feira (16) na sede da Agência, em Brasília, foi apresentado um vídeo em formato jornalístico, interativo e com humor inteligente trazendo as principais entregas de 2023 de todas as diretorias, superintendências e áreas técnicas. Os servidores se reuniram no auditório para integrar e prestigiar o evento.

Em sua fala, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, comentou sobre o PROREV, lançado em 2023 com objetivo de promover e provocar três revoluções na Agência: regulatória, tecnológica e comportamental. Como? Por meio de projetos, iniciativas e ações estruturadas para transportar a ANTT um novo patamar de atuação. Para ele, o objetivo foi cumprido e o momento atual requer revolução e não apenas evolução.

“A revolução traz o sentido do salto evolutivo, um grande salto, enquanto a evolução é gradativa. O PROREV foi feito para pensar de uma forma inovadora na regulação, fazer uso da tecnologia mais corretamente e trazer uma mudança comportamental, pensar com a cabeça do usuário, do parceiro privado, ter o olhar do governo e harmonizar isso para entregar os melhores serviços e infraestrutura de transporte para o país. Já conseguimos! Associações e concessionárias replicam nossos seus materiais e discursos. Nós, de fato, lançamos um grande movimento revolucionário para fazer o transporte brasileiro atingir a expectativa que todo brasileiro sempre quis, com boa infraestrutura. Agora, o momento é de consolidar isso cada vez mais”, destacou Vitale.

Nos últimos anos, a ANTT trabalhou firmemente na expansão da infraestrutura rodoviária e ferroviária, modernização dos sistemas de transporte e promoção da concorrência no setor, além de investimentos massivos em obras de melhoria e ampliação de rodovias e ferrovias, implantação de sistemas de monitoramento e controle de tráfego, políticas de incentivo ao transporte sustentável e parcerias com concessionárias.

Agora, para o ano de 2024, que será ainda mais especial, estão previstos mais trabalhos intensos com grandes entregas e pelo menos nove leilões previstos. A revolução regulatória busca revisitar, rever e reavaliar os normativos da ANTT, com o intuito de modernizá-los, atualizá-los e colocá-los em consonância com as novas tecnologias, atuando conforme a regulação responsiva, priorizando a regulação por meio de incentivo em detrimento da penalização, a preservação do meio ambiente e o cuidado com os impactos ambientais e sociais gerados a partir das atividades dos transportes terrestres.

O trabalho e empenho de todo o time da Agência resultou, ao longo desses 22 anos, em bons frutos e serve, inclusive, de exemplo. “Outras instituições procuram a ANTT para se inspirar e levar melhores práticas para implementar, inclusive exportando para outros países e continentes”, complementou o diretor-geral, enfatizando o compromisso da ANTT com a excelência e a inovação.

Neste 22º aniversário, a ANTT celebra uma história marcada por desafios superados, conquistas alcançadas e um compromisso inabalável com o desenvolvimento do transporte terrestre no Brasil. Sob a liderança atual de Rafael Vitale e da diretoria colegiada formada por Guilherme Theo Sampaio, Lucas Asfor, Luciano Lourenço e Felipe Fernandes Queiroz, além de toda a equipe de servidores e colaboradores distribuídos em todo o território nacional, a ANTT continua a trilhar o caminho da excelência e da inovação, buscando sempre proporcionar um transporte seguro, eficiente e acessível para todos os brasileiros.

Fonte: ANTT – https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/antt-completa-22-anos-como-agencia-referencia-em-regulacao