“ANTT Cidadão” tem mais de 10 mil downloads em menos de um mês

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está prestes a completar um mês de lançamento do seu aplicativo “ANTT Cidadão” e celebra por ter ultrapassado a marca de 10 mil downloads.

A plataforma digital pode ser acessada de qualquer lugar e promete revolucionar a forma como a sociedade interage com a Agência. Este app não apenas fornecerá informações importantes sobre o sistema de transportes terrestres, mas também permitirá que o usuário faça parte da fiscalização de rodovias e ferrovias, além de contar com o serviço inovador de consulta a registro de veículos de transporte de passageiros, garantindo maior transparência e segurança para todos os envolvidos no setor.

Inicialmente, o aplicativo estará disponível em sua versão beta exclusivamente para dispositivos Android pela Play Store. Desde seu lançamento, um item de busca muito demandado foi melhorado: a pesquisa de placas de ônibus de passageiros. Este é mais um passo da ANTT dentro das diretrizes do PROREV rumo à revolução tecnológica e à revolução comportamental do usuário.

Com mais de 40 assuntos abrangendo os principais aspectos relacionados ao transporte terrestre, o aplicativo oferece informações essenciais e serviços relevantes para suas viagens, principalmente nas rodovias do Brasil. Veja algumas das funcionalidades que você encontrará:

Pesquisa de placa de veículos
• Verificação do registro de veículos usados no transporte de passageiros.
• Checar se os veículos estão devidamente registrados (com Certificado de Segurança Veicular (CSV) e Seguro de Responsabilidade Civil válidos).
• A pesquisa tem validade de 3 horas e é restrita a veículos nacionais, de acordo com a situação cadastral na base da dados da ANTT.
• Consulta também pode ser realizada no portal da ANTT: https://portal.antt.gov.br/consulta-onibus.

Passageiros
• Informações sobre transporte rodoviário de passageiros, incluindo transporte internacional, interestadual, fretamento e semiurbano;
• Detalhes sobre o “Passe Livre” e os direitos e deveres dos passageiros;
• Tudo sobre os trens turísticos em operação no Brasil.

Rodovias
• Informações detalhadas sobre concessões federais de rodovias em todo o país.
• Localização precisa, extensão em quilômetros (KM) e contatos das empresas concessionárias.
• Detalhes sobre serviços oferecidos, como atendimento médico e mecânico.

Cargas
• Guia para obter e atualizar o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).
• Calculadora de frete que ajuda a precificar as cargas de forma justa e precisa, considerando a quilometragem percorrida.

Fale com a ANTT
• Canal direto com a Agência para denúncias, reclamações e sugestões, com suporte para mídias como fotos, vídeos e texto. Com essas informações os cidadãos irão colaborar com a ANTT na tomada de decisões mais assertivas.
• Contato direto via WhatsApp da ouvidoria da ANTT.

Legislação
• Acesso às leis e regulamentos que sustentam as ações da ANTT no setor de transportes terrestres.

O ANTT Cidadão chegou para transformar a maneira como você interage com a Agência. Prepare-se para uma jornada incrível e com total controle na palma da sua mão. Sinta-se parte dessa evolução nos transportes.

Fonte: ANTT – https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/201cantt-cidadao201d-tem-mais-de-10-mil-downloads-em-menos-de-um-mes-1#:~:text=APLICATIVO-,%E2%80%9CANTT%20Cidad%C3%A3o%E2%80%9D%20tem%20mais%20de%2010%20mil%20downloads,em%20menos%20de%20um%20m%C3%AAs&text=A%20Ag%C3%AAncia%20Nacional%20de%20Transportes,marca%20de%2010%20mil%20downloads.