ANTT Cidadão: seu canal de informação, serviço e participação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está prestes a dar um grande salto em direção à modernização e ao envolvimento da sociedade nas rodovias e ferrovias do Brasil. Na primeira semana de novembro, será lançado o aplicativo “ANTT Cidadão”, plataforma digital que poderá ser acessada de qualquer lugar, prometendo revolucionar a forma como você interage com a Agência. Este app não apenas fornecerá informações importantes sobre o sistema de transportes terrestres, mas também permitirá que você faça parte da fiscalização de rodovias e ferrovias, além de contar com o serviço inovador de consulta a registro de veículos de transporte de passageiros, garantindo maior transparência e segurança para todos os envolvidos no setor.

Para acessar o aplicativo, basta procurar “ANTT Cidadão” na Play Store e fazer o download. Inicialmente, ele estará disponível em sua versão beta exclusivamente para dispositivos Android.

Com mais de 40 assuntos abrangendo os principais aspectos relacionados ao transporte terrestre, o aplicativo oferece informações essenciais e serviços relevantes para suas viagens, principalmente nas rodovias do Brasil. Veja algumas das funcionalidades que você encontrará:

Passageiros

• Informações sobre transporte rodoviário de passageiros, incluindo transporte internacional, interestadual, fretamento e semiurbano.
  • Detalhes sobre o “Passe Livre” e os direitos e deveres dos passageiros.
  • Explore trens turísticos em operação no Brasil e embarque em uma viagem emocionante pelo país, explorando paisagens deslumbrantes e mergulhando em diferentes culturas.

Rodovias

• Informações detalhadas sobre concessões federais de rodovias em todo o país.
  • Localização precisa, extensão em quilômetros (KM) e contatos das empresas concessionárias.
  • Detalhes sobre serviços oferecidos, como atendimento médico e mecânico.

Cargas

• Guia para obter e atualizar o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).
  • Calculadora de frete que ajuda a precificar as cargas de forma justa e precisa, considerando a quilometragem percorrida.

Fale com a ANTT

• Canal direto com a Agência para denúncias, reclamações e sugestões, com suporte para mídias como fotos, vídeos e texto. Com essas informações os cidadãos irão colaborar com a ANTT na tomada de decisões mais assertivas.
  • Contato direto via WhatsApp da ouvidoria da ANTT.

Legislação

• Acesso às leis e regulamentos que sustentam as ações da ANTT no setor de transportes terrestres.

Pesquisa de placa de veículos

• Verificação do registro de veículos usados no transporte de passageiros.
  • Checar se os veículos estão devidamente registrados (com Certificado de Segurança Veicular (CSV) e Seguro de Responsabilidade Civil válidos).
  • A pesquisa tem validade de 3 horas e é restrita a veículos nacionais, de acordo com a situação cadastral na base da dados da ANTT.
  • Consulta também ode ser realizada no portal da ANTT: https://portal.antt.gov.br/consulta-onibus.

O ANTT Cidadão chegou para transformar a maneira como você interage com a Agência. Prepare-se para uma jornada incrível e com total controle na palma da sua mão!

Fonte: ANTT – https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/antt-cidadao-seu-canal-de-informacao-servico-e-participacao