Parques eólicos offshore têm logística especial

A futura exploração da fonte eólica offshore já movimenta o setor de logística, que deve crescer em torno dela. Isso porque a logística e a infraestrutura portuária têm peso importante no custo de construção (capex) dos parques eólicos, chegando a representar 35% disso, segundo publicação da Revista Brasil Energia.

Devido ao porte dos componentes, é necessário provisionar o transporte especial – que é mais caro – em rodovias, e é por isso que os fabricantes desse setor estão preferindo se instalar dentro de áreas portuárias, onde realizam tanto a pré-montagem das turbinas quanto a produção de componentes como pás eólicas e naceles, entre outros.

Indústria deve se instalar em áreas portuárias
Segundo o estudo da cadeia de valor para eólica offshore produzido pela Coppe-UFRJ, a Essenz Soluções e a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Brasil está bem posicionado, considerando a sua boa oferta de portos.

O Porto de Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE), por exemplo, foi classificado pelo estudo como o mais preparado neste quesito. Já o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), é o mais adiantado nas negociações para ter bases operacionais e fabris para o setor de energia eólica offshore.

De acordo com a matéria da Brasil Energia, já foram assinados memorandos de entendimento para estudo de implantação de bases logísticas com empreendedoras no porto do Açu, inclusive. Outro porto bem ranqueado pelo material foi o Porto do Rio Grande, no município homônimo no Rio Grande do Sul.

O estudo destaca, ainda, que além da importância da infraestrutura portuária e logística, o planejamento da expansão da transmissão é fundamental para levar a energia gerada para outras regiões. O trabalho destaca que “uma vez endereçadas as questões referentes a infraestrutura de transmissão, portuária, logística e disponibilidade de materiais, a cadeia de valor da eólica offshore poderá entregar seus diversos benefícios socioambientais e econômicos”, sendo uma alternativa energética renovável e de baixa emissão de gases do efeito estufa.

Fonte: Frota&cia – https://www.frotacia.com.br/parques-eolicos-offshore-tem-logistica-especial/