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Investimento de R$1,5 bilhão transforma Porto de Paranaguá e deve impulsionar toda a logística do Paraná, destaca especialista

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De acordo com informações do Governo do Estado do Paraná, o Porto de Paranaguá receberá um investimento de aproximadamente R$1,5 bilhão para expansão e modernização da área de contêineres. O montante será destinado à ampliação de pátios, melhorias nos acessos rodoviário e ferroviário e à aquisição de novos equipamentos de cais.

A ampliação da infraestrutura portuária do Terminal de Contêineres de Paranaguá representa um marco estratégico para toda a cadeia logística do Paraná. Do ponto de vista econômico, trata-se de um investimento que tende a gerar impacto direto e altamente positivo no fluxo de cargas, especialmente nas operações de contêineres vinculadas ao comércio exterior.

Segundo Luiz Gustavo Nery, diretor de contêineres do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (SETCEPAR), a expansão do pátio, a melhoria dos acessos internos e a aquisição de novos equipamentos aumentam a capacidade de atracação, a velocidade de operação e a previsibilidade das janelas de navios. Ele destaca que essa evolução abre espaço para escalas maiores, frequências mais regulares e armadores operando volumes superiores, consolidando Paranaguá como uma das principais portas de entrada e saída de cargas conteinerizadas da região Sul.

No entanto, o diretor pondera que é necessário observar que o desenvolvimento portuário não está sendo acompanhado por investimentos equivalentes na retroárea da cidade, criando um desequilíbrio preocupante. “Não adianta termos um porto de primeiro mundo se, alguns quilômetros depois do portão, ainda convivemos com infraestrutura limitada, vias sem pavimentação adequada, drenagem insuficiente, áreas de apoio degradadas e uma logística urbana incapaz de absorver o aumento da circulação de caminhões”.

A ampliação vai atrair novos players, armadores, serviços marítimos e, consequentemente, novas cadeias produtivas. Setores como agronegócio, tecnologia, automotivo, químicos, alimentos processados e bens de consumo devem intensificar seus fluxos via Paranaguá. Para atender esse crescimento, o modal rodoviário será ainda mais demandado, uma vez que continua sendo o modal predominante no escoamento de cargas porta a porta.

Nery conclui que o desenvolvimento do Porto de Paranaguá precisa ser acompanhado por uma política integrada de infraestrutura urbana, rodoviária e operacional na cidade. “Somente assim será possível garantir que o avanço tecnológico e estrutural dentro do porto se converta plenamente em eficiência logística, competitividade para os embarcadores e sustentabilidade operacional para o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC)”.

Fonte: SETCEPAR