A 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou, nesta semana, a Operação Prisma, que tem como objetivo capacitar e atualizar os policiais para a fiscalização de veículos de transporte de carga. A ação foca especialmente na verificação da amarração e acondicionamento de cargas e na inspeção dos sistemas de freios, com instruções teóricas e práticas, incluindo comandos com acompanhamento de instrutores para orientar e esclarecer dúvidas.
O treinamento busca coibir irregularidades e, consequentemente, prevenir acidentes graves nas rodovias. A capacitação será realizada ao longo das quatro semanas de agosto, para atingir todo o efetivo, ou ao menos a maior parte dele, garantindo que os policiais estejam alinhados com as resoluções mais recentes sobre fiscalização de veículos de carga.
A parte teórica aconteceu no auditório da sede da 7ª Delegacia, em Resende. Já a prática foi realizada no km 233 da Dutra, em frente à Unidade Operacional de Caiçara, no início da descida da Serra das Araras — trecho considerado crítico por seu declive e curvas sinuosas. Problemas nos freios ou transporte de carga fora das normas nesse ponto podem gerar acidentes graves.
Na instrução prática da primeira turma, realizada nesta quinta-feira, 7, entre 9 e 16 horas, foram aplicadas 31 multas, com dez veículos retidos para regularização imediata, oito documentos recolhidos para posterior apresentação do veículo regularizado e dois veículos removidos ao pátio por apresentarem irregularidades graves.
A Operação Prisma seguirá durante todo o mês de agosto, abrangendo o trecho de atuação da 7ª Delegacia da PRF.
Fonte: A Voz da Cidade