Sudeste é recordista de roubo de cargas

No primeiro semestre de 2024, o Sudeste foi o local de 85% dos roubo de cargas no Brasil. Esses são dados de uma pesquisa do Centro de Inteligência da Overhaul, empresa global de soluções de monitoramento de cargas.

Na divisão por regiões, o Sudeste foi seguido por Nordeste (6%), Sul (4%), Centro-Oeste (3%) e Norte (2%). O ranking dos dez estados com mais ocorrências é composto por São Paulo (48%), Rio de Janeiro (30%), Minas Gerais (6%), Paraná (3%), Bahia (2%), Mato Grosso (2%), Rio Grande do Sul (1%), Ceará (1%), Maranhão (1%) e Tocantins (1%).

Entretanto, em números absolutos, houve uma queda de 17,9% no número de casos de roubos na primeira metade do ano em relação ao mesmo período de 2023, puxada principalmente por São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo os dados do Centro de Inteligência, as ocorrências caíram 21% em território paulista e 43% nas vias fluminenses na comparação interanual.

Região Sul
Parte do aumento da participação do Sudeste nos roubos de carga é explicada pela queda acentuada nos números da região Sul. Dentre os casos registrados em todo o país entre janeiro e junho deste ano, 3% ocorreram no Paraná, contra 6% no mesmo período de 2023. No Rio Grande do Sul, a redução foi ainda maior: de 3% para 1%.

Segundo o gerente de Inteligência da Overhaul Brasil, Reginaldo Catarino, a redução de casos no sul do país pode ter relação com as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul e deixaram 183 mortos em maio. “Isso impediu o tráfego de cargas destinadas à região e a países como Argentina, Chile e Uruguai. O Paraná é passagem para quase todos os veículos do resto do país para o Sul, então acreditamos que este fato tenha impactado no número de ocorrências”, afirma.

Crimes diurnos
O estudo da Overhaul mostra que 72% dos roubo de cargas aconteceram entre 6h e 18h, com o dia claro, contra 28% à noite ou madrugada. Os dias da semana em que os roubos são mais recorrentes são de segunda a quinta-feira, quando ocorrem 73% dos casos. Trata-se de um padrão registrado em levantamentos anteriores.

Em relação ao tipo de carga roubada, destacam-se as diversas, que são cargas de tipos diferentes sendo transportadas em conjunto (51%), veículos e autopeças (12%), incluem-se também os próprios veículos comerciais leves e pesados desmontados para a revenda de peças para desmanches e alimentos e bebidas (9%). Os seguintes tipos são agro (7%) e tabaco (6%).

Além disso, a Overhaul observo uma diferença no padrão quando os crimes são contra cargas do agronegócio. Dos roubos dessa categoria, 46% ocorrem entre 18h e 0h e 47% às quartas ou quintas-feiras. Os grãos ainda são os itens mais subtraídos (51%), seguidos por pesticidas (13%). A faixa que vai do norte do Paraná ao sul de Goiás é a mais atingida.

Fonte: Frota&cia – https://frotacia.com.br/sudeste-e-recordista-de-roubo-de-cargas/