ABTLP celebra 26 anos promovendo segurança e práticas sustentáveis no transporte

A Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) completa 26 anos reafirmando seu compromisso com a qualificação do setor e a promoção de práticas sustentáveis. A entidade de classe tem ampliado sua atuação em temas fundamentais, como a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), priorizando ações que alinham segurança operacional à responsabilidade ambiental.

Desde a sua fundação em 1998, a associação tem sido referência no transporte rodoviário de produtos perigosos. Com sua sede na cidade de São Paulo, a entidade consolidou sua representatividade ao atuar em questões fundamentais, como o apoio aos transportadores frente à complexa legislação do setor e a criação de soluções que impactam diretamente o dia a dia das empresas associadas.

Ao longo dos anos, a ABTLP promoveu marcos importantes, incluindo a flexibilização de normas regulatórias, o desenvolvimento de projetos de capacitação de motoristas e a implementação de boas práticas no transporte de produtos perigosos. De acordo com o presidente da entidade, José Maria Gomes, “os 26 anos da ABTLP são marcados pelo fortalecimento da nossa atuação em prol de um transporte mais seguro e sustentável. Estamos investindo em tecnologias e políticas que promovam o equilíbrio entre eficiência operacional e proteção ambiental.”

Entre as novas iniciativas da associação está o avanço em estratégias ligadas ao ESG, abordando de forma integrada os desafios ambientais e sociais. “Além de garantir a segurança no transporte de produtos perigosos, a ABTLP busca inovar em soluções sustentáveis, minimizando o impacto ambiental do setor. Estamos trabalhando ao lado dos associados para implementar projetos de redução de emissões de poluentes e melhorias na gestão de resíduos”, reforça Gomes.

A associação também tem atuado de forma relevante em fóruns estratégicos de transporte, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de normas e regulamentos que visam à segurança e à sustentabilidade. A ABTLP continua como membro da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e das Câmaras Temáticas do DENATRAN, além de estar presente em diversos outros fóruns que impactam o setor de transportes no Brasil.

Para os próximos anos, a entidade tem como foco a ampliação dos programas de capacitação, preparando profissionais para os desafios do transporte de produtos perigosos e assegurando a adoção de práticas que respeitem o meio ambiente e promovam a segurança nas operações.

“Temos um grande compromisso com o futuro do setor de transporte de produtos perigosos no Brasil. A ABTLP não só mantém seu papel como referência em capacitação e regulamentação, mas também evolui para se tornar um modelo de inovação sustentável, buscando sempre o desenvolvimento contínuo do segmento e de todo o país”, conclui o presidente.

Fonte: FETCEMG – https://fetcemg.org.br/posts/abtlp-celebra-26-anos-promovendo-seguranca-e-praticas-sustentaveis-no-transporte