No momento você está vendo Liebherr celebra 50 anos de atuação no Brasil e 75 no mundo

Liebherr celebra 50 anos de atuação no Brasil e 75 no mundo

• Post category:Parceiros

Para celebrar 50 anos de atividades no Brasil e 75 anos no mundo, a Liebherr realizou um evento, no dia 7 de junho, na sede brasileira da empresa em Guaratinguetá/SP, que contou com a presença do presidente do Conselho de Administração do grupo, Jan Liebherr, de todo o corpo diretivo e gerencial da empresa no Brasil, além de autoridades e clientes.

Julio Eduardo Simões, presidente do SINDIPESA, e Cinthia Ambra, diretora executiva, prestigiaram o evento ao lado de diversos empresários das associadas Real Guindastes, IV Guindastes, Guindastes Tatuapé, Cunzolo, Guindastes Centro Oeste, Makro, Comexpot, Timbro, Sistermi, Locar, Darcy Pacheco, Saraiva, Grupo Cesar e Guindastec.

A Liebherr Brasil foi fundada em junho de 1974, na cidade de Guaratinguetá, dedicando-se inicialmente à fabricação de guindastes navais e ao longo dos últimos 50 anos ampliou o seu portfólio, tendo atuação hoje em 11 dos 13 segmentos aos quais o grupo Liebherr se dedica: movimentação de terra, manipuladores de materiais, tecnologia do concreto, guindastes móveis sobre esteiras e pneus, guindastes de torre, mineração, guindastes marítimos, máquinas para fundação profunda, componentes, tecnologia de engrenagens e aerospace e sistemas de transporte.

A planta industrial de Guaratinguetá, única do grupo na América Latina, é dedicada à produção de escavadeiras, pás-carregadeiras e rolamentos de grande diâmetro, para o mercado brasileiro; estruturas para máquinas de mineração para fábricas da Liebherr nos Estados Unidos e na França; betoneiras e bombas de concreto para o continente americano; além de componentes complexos de sistemas aeroespaciais para atender à indústria aeronáutica nacional e global. Além disso, é responsável pelas vendas e pós-vendas desses e de outros produtos do portfólio do Grupo.

Ao longo desse período a Liebherr Brasil investiu em crescimento. Mesmo na última década, marcada por rápidos ciclos econômicos, além de uma pandemia global, a empresa destaca que não deixou de investir no País, tendo realizado investimentos de R$ 148 milhões voltados para os seguintes itens: linha de produção dos rolamentos de grande diâmetro, que em 2023 recebeu o aporte para a aquisição de três novas máquinas para a fabricação de rolamentos a partir de 3m de diâmetro; linha de soldagem, culminando com o início da robotização desse processo e que projeta Liebherr para outros patamares em termos de tecnologia e competitividade industrial; Modernização dos centros de usinagem, com a aquisição de dois novos centros para a fabricação de componentes e estruturas de grande porte; Melhorias gerais na infraestrutura da planta e a aquisição de equipamentos motorizados que melhoram as condições de trabalho e tornam os postos mais ergonômicos, produtivos e os processos ainda mais robustos em termos de qualidade.

O contingente de colaboradores também aumentou ao longo dos anos, somando atualmente cerca de 1.500 e a empresa orgulha-se da longevidade desses colaboradores — não é raro encontrar pessoas ainda jovens com mais de 15 anos de atuação na companhia, o que “representa a relação de confiança mútua que a empresa cultiva com eles ao longo dos anos. Esse compromisso não somente assegura uma boa gestão do conhecimento, mas também proporciona uma equipe altamente experiente, cuja expertise abrange diversos segmentos de produtos e um profundo conhecimento da empresa”.

Além das estratégias de formação profissional, a Liebherr conta com um Centro de treinamento, localizado em Guaratinguetá (SP), que oferece programas de capacitação para os colaboradores e clientes. “Essa iniciativa garante que as equipes estejam sempre atualizadas com as últimas tecnologias em produtos e serviços Liebherr, mantendo posição de liderança no mercado”.

Fonte: SINDIPESA, com informações do Brasil Mineral