O Governo Federal concluiu a restauração rodoviária de 13 quilômetros considerados críticos na BR-405/RN, no Rio Grande do Norte. Também conhecida como Rodovia do Sal, a estrada é usada como corredor logístico para transporte de grande parte do sal produzido nos municípios de Mossoró, Areia Branca e Macau.
A rodovia é de fundamental importância econômica para o Rio Grande do Norte e para toda a região Nordeste do País. Com investimento total de R$ 7 milhões, a obra executada pelo Ministério da Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), está distribuída ao longo do km 20,30 e do km 142,02 da rodovia federal.
“A BR-405 é uma importante rodovia de integração, além de contribuir para o desenvolvimento econômico do estado, por ser uma rota de transporte de sal produzido na região. Essa intervenção do governo federal também trará impactos positivos na segurança e no conforto dos usuários desta rodovia”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
Iniciados em janeiro, os serviços contemplam municípios como Mossoró, Governador Dix Sept Rosado, Felipe Guerra, Apodi, Itaú, Taboleiro Grande e São Francisco do Oeste.
SERVIÇOS – A malha rodoviária do sertão potiguar precisou de serviços de manutenção mais robustos por conta do forte período chuvoso ocorrido em 2020. Assim, o DNIT executou, dentre outros serviços de conservação, obras de reciclagem de base com adição de brita, revestimento asfáltico e sinalização horizontal, tapa buracos, limpeza de drenagem e roço mecanizado em todo o segmento.
Todos os 195 quilômetros de extensão da BR-405/RN estão cobertos com um contrato de manutenção. Dessa forma, os trechos que se encontram em melhores condições seguem com os serviços rotineiros em busca de melhorar a trafegabilidade e dar maior segurança aos usuários da rodovia.
FONTE: Ministério da Infraestrutura