No momento você está vendo Câmara aprova texto-base para priorizar profissionais do transporte em vacinação

Câmara aprova texto-base para priorizar profissionais do transporte em vacinação

  • Post category:Trabalhista

A Câmara dos Deputados deu andamento, nesta quarta-feira, em uma medida que pode beneficiar caminhoneiros e profissionais do transporte. Isso porque, foi aprovado o texto-base do projeto de lei que que assegura a 16 novos grupos, incluindo caminhoneiros e profissionais do setor de transporte de cargas, prioridade no acesso à vacinação contra a Covid-19. Com isso, alguns destaques serão votados na próxima semana e em seguida, o texto seguirá para o Senado.

A solicitação de inclusão é do deputado federal Vicentinho Júnior (PL-TO). Assim, alterando o Programa Nacional de Imunizações (PNI) para incluir a categoria dos caminhoneiros na vacinação. “É de extrema importância que durante o período de epidemia, mantenham-se ativo o sistema de transporte de cargas e mercadorias, pois é um setor que move o país e garante dignidade aos cidadãos brasileiros durante tão grave crise, através do acesso a alimentos e produtos essenciais para sua sobrevivência”, afirma o deputado.

Entretanto, a relatora do projeto, a deputada Celina Leão (PP-DF), propôs a inclusão de 16 novos grupos com prioridade no plano de vacinação contra a Covid-19. De acordo com o substitutivo dela, além dos caminhoneiros autônomos e motoristas de transporte rodoviário de cargas, terão prioridade, dentre outros. Dessa forma, visa incluir também os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros; as pessoas com doenças crônicas e que tiveram embolia pulmonar; e os agentes de segurança pública e privada, desde que estejam comprovadamente em atividade externa.

FONTE: Frota & Cia.