A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Grupo Brasil Export promoveram, nesta quarta-feira (26/6/24), o webinar “Descarbonização no setor de transportes terrestres e liderança em sustentabilidade”. A iniciativa faz parte do Ciclo ESG, que tem o objetivo de integrar boas práticas ambientais, sociais e de governança à cultura organizacional e aos contratos de concessão regulados e fiscalizados pela Agência.
O evento ocorreu online e evidenciou pautas como o aperfeiçoamento da qualificação dos transportadores para implantação de boas práticas de sustentabilidade e o incentivo à renovação da frota com veículos sustentáveis a partir do fomento à descarbonização e de linhas de financiamento para aceleração dos investimentos.
O diretor da ANTT Felipe Queiroz comemorou o primeiro ano de implantação da iniciativa ESG na Agência. Segundo ele, foi um ano de plantio com muito senso de direção e que os resultados já são maiores do que imaginados. “Um dos resultados está representado aqui na tela: são as parcerias ao longo da jornada. Talvez essa seja a principal virtude da agenda, uma agenda positiva que soma todo mundo. E, somando esforços, conseguiremos alcançar uma infraestrutura resiliente”, afirmou.
Queiroz salientou a importância da discussão sobre a resiliência da infraestrutura, que demanda a descarbonização para mitigar os efeitos do aquecimento global e mudanças climáticas, bem como a adaptação da infraestrutura a esses eventos.
De acordo com a CEO da MoveInfra, Natália Marcassa, o movimento que reúne os seis principais grupos de infraestrutura do país está realizando um estudo para propor medidas legais e regulatórias para conferir segurança jurídica a investimentos necessários à descarbonização. “Os eixos do estudo são políticas públicas relacionadas a agenda climática, mecanismos regulatórios próprios do setor de infraestrutura logística e modalidades de financiamento”, contou a CEO.
Participaram também o superintendente de Licitações da B3, Guilherme Peixoto, o CEO do Grupo Brasil Export, Fabricio Julião, e o presidente do Conselho ESG do Brasil Export, João Amaral.
Além do webinar, outros eventos sobre a pauta estão programados. Nos dias 22 e 23 de julho, a energia limpa e direta ao mercado de infraestrutura estão incluídas na programação do fórum regional Norte Export 2024, em Palmas (TO).
A agenda deste ano será finalizada em 28 de novembro na Arena B3, em São Paulo, com a organização da ANTT e do Brasil Export, colocando em evidência ações no sentido de aumentar a sustentabilidade e a conectividade nas operações de transportes terrestres.
Participação Social
A ANTT abriu a Audiência Pública 4/2024, com o objetivo de receber contribuições sobre um plano de sustentabilidade para concessões de rodovias e ferrovias.