Transição energética, protagonismo feminino e networking marcaram o segundo e o terceiro dia do Congresso NTC 2024 – XVII Encontro Nacional da COMJOVEM

  • Post category:Sem categoria

O segundo dia (22/11) do Congresso NTC 2024 – XVII Encontro Nacional da COMJOVEM começou cedo, no Tauá Resort & Convention Alexânia, em Goiás. Às 6 horas, os empresários e executivos do setor se reuniram para “O Despertar – Nascer do Sol”, realizando, em seguida, uma caminhada, iniciativa idealizada pelo Projeto +Saúde COMJOVEM.

Antecedendo a programação de conteúdo, o Circo Vox fez uma apresentação bem-humorada para descontrair os presentes no Centro de Convenções do hotel. Na sequência, Fernanda Rezende, diretora executiva adjunta da Confederação Nacional do Transporte (CNT), ministrou a primeira palestra da manhã: “Transição energética no Setor de Transporte”.

Com a participação do presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi; do vice-coordenador da COMJOVEM Nacional, Hudson Rabello, e do presidente da FENATAC – Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas & Logística, Paulo Lustosa, a diretora da Confederação expôs o contexto histórico relacionado aos períodos de transição pelos quais o mundo passou ao longo dos anos e destacou a importância da descarbonização no setor de transporte.

“As mudanças climáticas e os impactos que elas vêm trazendo causam uma grande pressão para a transição energética e a descarbonização. Esse é um compromisso mundial, e o Brasil possui uma política de descarbonização que visa à redução de 53% das emissões do país até 2030 (ano-base 2005) e à neutralidade das emissões até 2050. O maior problema é que essa política busca aumentar o índice de biodiesel no diesel até alcançar 20%. Enquanto o mundo utiliza até 7%, o Brasil já utiliza 14%, e, com isso, as empresas vêm sofrendo com problemas mecânicos relacionados a essa crescente mistura”, salientou Fernanda Rezende.

A diretora executiva da CNT também trouxe dados relevantes dos testes realizados pela CNT, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sobre a utilização do biodiesel no diesel, como o aumento do consumo, já que o veículo consome 15% a mais de combustível (P5) e 9,5% a mais (P7); a diminuição da potência, prejudicando a taxa de entrega de energia para manter o veículo em movimento; o crescimento das emissões, aumentando o monóxido de carbono com valores acima dos limites estabelecidos pelo PROCONVE para ambos os veículos (B20); a formação de sólidos em misturas de biodiesel, principalmente no uso de uma matriz sebo-soja para combustível, e a contaminação do óleo lubrificante e formação de borra nos elementos filtrantes.

Ao final da palestra, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi; o presidente da FENATAC, Paulo Lustosa, e o vice-coordenador da COMJOVEM Nacional, Hudson Rabello, conduziram um debate sobre os assuntos abordados por Fernanda Rezende, com a participação do público, e ressaltaram a preocupação do setor com os índices crescentes de biodiesel no diesel no Brasil.

Após um intervalo, foi a vez do poeta e escritor Allan Dias Castro subir ao palco para realizar a palestra “Transbordar: Felicidade, Coletivo e Relacionamento da Equipe” e trazer uma reflexão sobre a criança interior que todos nós temos, além de assinalar a dimensão dos conceitos de compreensão e respeito que devem ser exercidos ao longo da nossa existência.


Com o fim da segunda palestra, os membros da COMJOVEM permaneceram no Centro de Convenções para a realização da tradicional reunião da Comissão, quando foram apresentadas as metas do novo ciclo – 2024/2025 – e debatidos temas relevantes para a continuidade do trabalho que vem sendo feito pelo coordenador e vice-coordenadores nacionais, e pelos Núcleos de todas as regiões do Brasil.

“Este é o momento de reforçarmos as atualizações que deverão ocorrer no novo ciclo. Aqui, nesta reunião, todos têm voz para registrarem seus pontos de vista, a fim de aprimorarmos as nossas estratégias”, afirmou o coordenador nacional da COMJOVEM, André de Simone.

Os participantes do Congresso NTC 2024 – XVII Encontro Nacional da COMJOVEM voltaram a se encontrar às 19 horas, para um jantar especial – “Noite Havaiana” – patrocinado pela Mercedes-Benz.

TERCEIRO DIA (23/11)

O terceiro e último dia da programação oficial do evento começou às 9 horas, no Centro de Convenções, com a palestra da jornalista e apresentadora de TV Carol Barcellos: “Protagonismo e Coragem para Fazer Acontecer”.

Tomando como referência os rumos ora planejados, ora inesperados do próprio currículo profissional, ilustrados com a exibição de vídeos emocionantes, Carol Barcellos fez reflexões sobre os ciclos da vida, os impactos das decisões tomadas, as consequências da atual exposição das pessoas aos julgamentos das redes sociais, entre outras. A palestrante sustentou que nesses momentos, em que muitas vezes somos levados a sair da zona de conforto para enfrentar situações-limite, devemos buscar motivação e nos reinventar para vencer barreiras e prosseguir da melhor forma possível.

Em seguida, Priscila Zanette, vice-coordenadora nacional da COMJOVEM, iniciou o painel “Com Elas: Protagonismo Feminino no Associativismo”, que contou com a participação de Rafaela Cozar, vice-presidente do SINDICAMP e diretora da Express Roda Brasil; Andrea Cavalcanti, gerente executiva do Poder Legislativo da CNT, e Jurema Monteiro, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). Os depoimentos dessas profissionais de excelência nas respectivas áreas de atuação ratificaram a importância da equidade de gênero, sob todos os aspectos, não só para o setor – o que abrange empresas e entidades de classe – como para o país.

“Nós, da NTC&Logística, por meio da COMJOVEM, buscamos contribuir para a formação de lideranças femininas, promovendo a diversidade e inclusão no setor de transporte de cargas. O protagonismo feminino no associativismo tem se consolidado como um importante motor de transformação, especialmente em setores historicamente desafiadores, como o transporte rodoviário de cargas e o transporte aéreo. As associações oferecem espaços de liderança, trocas de conhecimento e construção de redes de apoio, permitindo que mulheres assumam papéis estratégicos e contribuam com perspectivas inovadoras para o desenvolvimento do setor”, apontou Priscila Zanette.

Durante o bate-papo, as executivas também expuseram os principais desafios que enfrentaram e como os superaram; como equilibram as responsabilidades do dia a dia com a representação institucional; como o associativismo ajudou a superar dificuldades profissionais e empresariais; as oportunidades que podem ser criadas para mulheres nos diversos setores econômicos. Na ocasião, a vice-coordenadora nacional deu espaço para a participação do público, que contribuiu com o debate, trazendo perguntas e reflexões.

Na finalização das atividades em plenário, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi; o coordenador nacional da COMJOVEM, André de Simone, e os vice-coordenadores Priscila Zanette e Hudson Rabelo subiram ao palco para suas considerações finais.

“Essa rede de apoio, tão falada durante todos os dias do evento, é realmente muito importante. Minha palavra final é que vocês não deixem de apoiar, de incentivar as pessoas, pois isso, como foi demonstrado aqui de diversas formas, faz total diferença. Agradeço a todos os que estão presentes, à equipe da NTC e da COMJOVEM por tornarem possível este evento. Nós nos veremos no Encontro do ano que vem”, pontuou André de Simone.

Em seguida, o presidente Rebuzzi enfatizou e aplaudiu o excelente trabalho desenvolvido pela entidade e pela Comissão e registrou agradecimentos. “Muito obrigado a cada um de vocês por estarem conosco neste admirável evento. Eu participei basicamente de todos os Congressos NTC – Encontros Nacionais, mas este é o meu primeiro na qualidade de presidente, e é uma alegria muito grande poder vivenciar tudo isso. Tivemos painéis de muita emoção, reflexão e conteúdo. Saímos, com certeza, ainda mais fortalecidos. Somos, de fato, essa enorme família e rede de apoio e, sem dúvida, neste ciclo e neste evento, estamos cumprindo o nosso papel”.

Com a tarde livre, os participantes do evento se reencontraram depois na “Noite do Brilho”, o jantar de encerramento, com muita alegria e animação, patrocinado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Na abertura do jantar, Glauco Juliato, consultor comercial da Volkswagen Caminhões e Ônibus, valorizou a parceria existente entre a montadora e a NTC&Logística. “São 17 anos de parceria no Congresso NTC – Encontro Nacional da COMJOVEM e, para nós, essa aproximação é fundamental e faz muito sentido. Seguiremos juntos. Espero que curtam o jantar e a festa que preparamos para vocês”.

O Congresso NTC 2024 – XVII Encontro Nacional da COMJOVEM foi uma realização da NTC&Logística, tendo a FENATAC – Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas & Logística – FENATAC como entidade anfitriã.

Patrocínio: Edenred – Ticket Log Repom; Mercedes-Benz; Speedmax; TGID; TruckPag; Transpocred; Totvs e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Apoio institucional: Sistema Transporte (CNT / SEST SENAT / ITL); Fundação Memória do Transporte (FuMTran) e Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR).

Apoio logístico: Braspress.

Fonte: NTC – https://www.portalntc.org.br/transicao-energetica-protagonismo-feminino-e-networking-marcaram-o-segundo-e-o-terceiro-dia-do-congresso-ntc-2024-xvii-encontro-nacional-da-comjovem/