No momento você está vendo Tecnologia mapeia riscos em áreas de movimentação de cargas

Tecnologia mapeia riscos em áreas de movimentação de cargas

Empresas estão adotando sensores de presença em empilhadeiras e caminhões para monitorar áreas de circulação de pessoas e veículos. Os dispositivos, chamados Hit-Not, criam mapas de calor que identificam a presença humana em zonas de risco, como em pátios, armazéns e aeroportos.

Os sensores emitem campos magnéticos para detectar pedestres e equipamentos, acionando alertas sonoros, visuais e de vibração. Além disso, coletam dados para análise, identificando padrões de movimento e áreas problemáticas. “Com base nos mapas de calor baseados em dados de movimentação, é possível fazer ajustes no layout e melhorias preventivas nos processos operacionais. Assim, os gestores podem visualizar gargalos e riscos invisíveis a olho nu e tomar decisões estratégicas para minimizar incidentes”, explica Afonso Moreira, CEO da AHM Solution.

Desenvolvido pela AHM Solution em parceria com a estadunidense Frederick Mobile Instrumentation, o sistema já está disponível no Brasil. A tecnologia distingue entre tipos de veículos e atividades, gerando relatórios detalhados sobre o uso do espaço. “É possível rastrear o tempo de permanência de um veículo em determinada área e avaliar padrões que possam indicar riscos estruturais ou operacionais“, acrescenta Aidan Kelly, especialista em gerenciamento de dados da Frederick Mobile Instrumentation.

Os dados são processados em uma nuvem privada, com relatórios personalizados enviados automaticamente aos gestores em intervalos semanais, quinzenais ou mensais. O sistema também emite alertas de falhas, permite monitoramento remoto e pode ser integrado a controles de acesso, restringindo a operação a colaboradores autorizados.

Fonte: Frota&Cia