Super carreta que saiu de Itaipu é flagrada sem AET e fica retida no Paraná

  • Post category:Sem categoria

A Polícia Rodoviária Estadual do Paraná reteve a super carreta que está transportando um transformador elétrico entre a Usina de Itaipu, no Paraná, e a fábrica da Weg, em Blumenau, Santa Catarina.

De acordo com a polícia, uma equipe da 6ª Companhia do BPRv interceptou ocaminhão que transporta a carga superdimensionada, por estar sem a devida autorização na PR-493, próximo ao trevo de acesso a Bom Sucesso do Sul.

Para esse tipo de operação de transporte, é imprescindível a obtenção de uma Autorização Especial de Transporte (AET), a qual deve ser emitida pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

No caso abordado, a autorização não foi emitida devido à ausência dos estudos de viabilidade geométrica e estrutural, documentos essenciais para garantir a segurança do transporte nas rodovias estaduais.

Por conta da falta da documentação, o transporte da carga foi imediatamente interrompido. O motorista do caminhão foi autuado, e toda a carreta ficou retida até que a autorização legal seja emitida, permitindo a continuidade da viagem de maneira regular com devido planejamento.

Operação logística
O transformador que está sendo transportado tem 5,5 metros de comprimento, 5,2 metros de altura e pesa 122 toneladas. Sua função é elevar tensão produzida pelas unidades geradoras de Itaipu de 18 kV para 500 kV. A peça está sendo levada para a fábrica, para passar por uma manutenção corretiva.

Para fazer o transporte, a empresa de logística destinou um caminhão plataforma com 39 metros de comprimento e 3 metros de largura, sustentados por 124 pneus. Um segundo caminhão segue engatado na parte traseira do veículo principal, para servir de contrapeso e ajudar nas manobras. Todo o percurso será acompanhado por batedores e o veículo poderá viajar a uma velocidade máxima de 40 km/h. A operação de transporte deve durar 20 dias.

Fonte: Blog do Caminhoneiro – https://blogdocaminhoneiro.com/2025/01/super-carreta-que-saiu-de-itaipu-e-flagrada-sem-aet-e-fica-retida-no-parana/#google_vignette