Sobratema prevê crescimento do setor de máquinas amarelas

O Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção projeta um crescimento de 3% nas vendas de equipamentos da linha amarela (movimentação de terra) em 2024, alcançando mais de 32,9 mil unidades comercializadas até o final deste ano. Com isso, o mercado reverte o resultado obtido em 2023, quando apresentou queda de 18% nas vendas.

“Esse setor viveu um ciclo de crescimento entre 2010 e 2014, com uma média de 29,6 mil equipamentos vendidos no período. Em 2020, se iniciou um novo período de alta e, até este ano, a média de máquinas comercializadas chegou a 31,9 mil, o que representa um ciclo bastante positivo”, analisa Mario Miranda, coordenador do Estudo de Mercado da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).

O desempenho é atrelado às obras de infraestrutura e do Programa Minha Casa Minha Vida, ao aumento das locações de máquinas, aos movimentos gerados pelo agronegócio e pela mineração e à retomada de aquisição de máquinas no primeiro semestre de 2024. Ainda assim, segundo a Sobratema, o mercado poderia estar ainda mais aquecido não fosse pela dificuldade de acesso ao crédito, a alta taxas de juros e inflação, bem como o aumento dos custos operacionais e elevação do preço dos insumos. “A questão do crédito está ligada não apenas a alta taxa de juros, mas também ao maior rigor para aprovação desses financiamentos”, explicou Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema.

O relatório da Sobratema aponta que a frota parada alcançou o menor índice, com 14% em média ponderada. “Essa redução tem sido crescente desde 2017, quando a média era de 57%”, destacou Miranda. Para 29% das construtoras, locadoras e dealers participantes do Estudo de Mercado, ainda haverá uma preferência por máquinas à combustão à diesel, enquanto 26% avaliam a oferta de equipamentos híbridos (combustão e elétricos).

Fonte: Frota&cia – https://frotacia.com.br/sobratema-preve-crescimento-do-setor-de-maquinas-amarelas/