A diretora executiva do SINDIPESA, Cinthia Ambra, marcou presença no SEST SENAT SUMMIT 2025, evento que durante terça e quarta-feira reuniu líderes do setor em São Paulo para debater o impacto da transformação digital no transporte e na logística.
Cinthia esteve ao lado de outros importantes representantes do TRC, como o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi; o diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira; a presidente executiva do SETCESP, Ana Jarrouge; a vice-presidente extraordinária de ESG da NTC&Logística, Joyce Bessa; a diretora-executiva interina da CNT, Fernanda Rezende; e o vice-presidente de transporte rodoviário de cargas da CNT, Flávio Benatti.
Durante dois dias de programação, o evento trouxe à tona temas como inteligência artificial, neurociência aplicada à tomada de decisão, ética, regulação e inovação estratégica, que estiveram no centro das discussões.
Com relação à IA generativa, o futurista Jonathan Brill, presidente do Center for Radical Change e professor adjunto da Singularity University, destacou que em até cinco anos os efeitos da tecnologia serão sentidos em todos os setores da economia, exigindo que empresas e governos se preparem desde já para suas implicações tecnológicas e estratégicas.
Ao tratar da transformação digital, o diretor de Tecnologia da CyberArk Latam, Claudio Neiva, ressaltou que se antes as inovações levavam décadas para se consolidar, hoje o ciclo médio caiu para dez anos e a tendência é reduzir ainda mais, para cinco ou até três anos. Essa velocidade impõe a necessidade urgente de compreender e garantir o uso seguro das novas tecnologias.
De acordo com Cinthia Ambra, diretora executiva do SINDIPESA, “participar de eventos como o SEST SENAT Summit é fundamental para ampliarmos nossa visão sobre o futuro do setor. O transporte de cargas pesadas e excepcionais também está sendo impactado por tecnologias como IA e automação, e precisamos estar preparados para adaptar processos, investir em capacitação e participar ativamente da construção de soluções seguras e eficazes para o nosso segmento.”