A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, destacou, durante o Exponential Summit 2025, realizado nessa quarta-feira (8), que a capacitação profissional é um dos fatores que mais contribuem para transformar a vida das pessoas e impulsionar o desenvolvimento do Brasil. O evento, em sua quarta edição, reuniu mais de 200 CEOs e executivos de grandes empresas para debater tendências que estão moldando o futuro da economia e dos negócios no país.
Ao mediar o painel “Infraestrutura: novos caminhos para construir o Brasil”, Nicole Goulart ressaltou a importância de colocar as pessoas no centro das discussões do setor.
“Nós nos preocupamos com todos os pontos de relação com as pessoas, mas um dos que mais chamam nossa atenção é a capacitação profissional, porque isso tem um impacto real no dia a dia das pessoas. Além disso, ainda há uma ausência de investimentos em intermodalidades, portanto precisamos nos debruçar em caminhos para mudar esse cenário”, comentou.
Nicole reforçou ainda que o Brasil tem muito a aprender com experiências internacionais bem-sucedidas, em especial no campo da cooperação entre diferentes atores sociais.
“Acredito que devemos olhar para fora e aprender com aqueles que já têm conseguido entregar soluções inteligentes. É o caso de Israel, por exemplo, que conseguiu reunir governo, academia e sociedade privada em prol da evolução como um todo. É isto que devemos fazer: reunir o melhor de cada um para que todos possam usufruir de um mundo melhor”, explicou.
O painel contou ainda com a participação do diretor-país da Acciona no Brasil, André De Angelo; do diretor executivo de Clientes e Tecnologia da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Denis Maia; e do CEO da JSL S.A., Ramon Garcia de Alcaraz. Com a mediação de Nicole Goulart, os executivos discutiram temas como inovação, tecnologia e sustentabilidade em setores estratégicos (saneamento básico, construção civil e transporte) que demandam novos modelos de gestão e formação profissional.
Ao final, os participantes refletiram sobre os legados que desejam deixar, tanto no campo profissional quanto pessoal, e sobre o papel das lideranças comprometidas com o desenvolvimento sustentável e humano do país.
Fonte: CNT