No momento, você está visualizando SEST SENAT participa de reunião no MDS sobre estratégias para empregabilidade e empreendedorismo

SEST SENAT participa de reunião no MDS sobre estratégias para empregabilidade e empreendedorismo

  • Categoria do post:Sem categoria

O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) participou, nessa quarta-feira (9), de uma reunião no MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), em Brasília, para debater estratégias de fortalecimento do empreendedorismo e da empregabilidade no país. Convocado pelo ministro Wellington Dias, o encontro reuniu representantes de ministérios, confederações do setor produtivo e entidades do Sistema S com foco na construção de ações integradas que ampliem o acesso a oportunidades de trabalho e renda.

Na ocasião, a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, apresentou as principais iniciativas da Instituição voltadas à promoção de emprego e renda. Ela ressaltou a atuação integrada da Entidade em três frentes: qualificação profissional, intermediação de mão de obra e articulação com diferentes instituições do setor.

Entre os destaques, foram apresentados os resultados do ACT (Acordo de Cooperação Técnica) firmado com o MDS há cerca de um ano. Por meio do projeto Mais Motoristas, a parceria já possibilitou a capacitação e contratação de motoristas profissionais, com prioridade para beneficiários do CadÚnico.

Outra ação relevante compartilhada durante a reunião foi a Feira Emprega Transporte. A iniciativa promove encontros presenciais entre empresas e trabalhadores que estão em busca de oportunidades de emprego, contribuindo, de forma direta, para a inserção no mercado de trabalho. Em 2024, foram realizadas 20 edições da Feira e, para 2025, estão previstas mais de 60, abrangendo todas as regiões do país.

Diante dos resultados apresentados, o ministro do MDS, Wellington Dias, elogiou a atuação do SEST SENAT e propôs que as Feiras tenham a participação de outras entidades do Sistema S. Segundo ele, a iniciativa pode ser uma ferramenta eficiente para promover a qualificação de profissionais e ampliar o acesso a oportunidades de emprego.

Também estiveram na reunião Luiz Carlos Everton, secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS; Osmar Júnior, secretário executivo do MDS; Tadeu Alencar, secretário executivo do MEMP (Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte); Daniel Carrara, diretor-geral do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural); Valmor Boelhower, chefe de gabinete do diretor-geral do Sistema CNA/Senar; Gustavo Leal, diretor-geral do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial); Marcus Fernandes, diretor-geral do Departamento Nacional do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); José Cirilo, diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc (Serviço Social do Comércio); Carlito Merss, gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional; Tânia Zanella, superintendente do Sistema OCB; e Sérgio Mendonça, superintendente do Conselho Nacional do Sesi.

SEST SENAT: um agente ativo na promoção de emprego e renda
No encontro, Nicole Goulart apresentou outras iniciativas do SEST SENAT voltadas à promoção de emprego e renda, como a plataforma Emprega Transporte, que conecta empresas a profissionais do setor, e o Conexão RH, projeto que mapeia as demandas específicas das empresas para orientar, de forma mais estratégica, a oferta de cursos e programas de qualificação. A diretora disse ainda que o SEST SENAT está em articulação com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) para integrar a plataforma ao Sine (Sistema Nacional de Emprego), o que deve ampliar ainda mais o alcance da ferramenta.

Essa atuação integrada se complementa com o investimento contínuo na formação técnica. Em todo o Brasil, o SEST SENAT oferta cursos em áreas como logística, mecânica, eletroeletrônica e manutenção de aeronaves, alinhados às demandas e necessidades do setor transportador. A Instituição também tem o objetivo de se credenciar como CFC (Centro de Formação de Condutores), o que permitirá ampliar sua capacidade de atendimento às crescentes demandas do setor de transporte.

Para Nicole Goulart, esse conjunto de ações reforça o papel estratégico do SEST SENAT no apoio às políticas públicas de empregabilidade. “Iniciativas assim posicionam o SEST SENAT como um agente ativo na promoção de emprego e renda, especialmente entre pessoas em situação de vulnerabilidade social”, finalizou a diretora, destacando que a articulação com o MDS tem sido essencial para potencializar os resultados alcançados.

Fonte: CNT