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Planejamento como prioridade da agenda de infraestrutura trará novos investimentos ao Brasil

O planejamento de longo prazo deve ser uma das prioridades para o setor de infraestrutura do Brasil, destacou, o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, durante o segundo encontro promovido pela Governo Federal para aprimorar o Plano Nacional de Logística (PNL) 2050, realizado nesta quarta-feira (30), em São Paulo. O Plano, em elaboração pelo Ministério dos Transportes com suporte da Infra S.A., será a referência para a expansão da infraestrutura de transportes do país.

“O Plano Nacional de Logística é o instrumento que vai indicar o caminho claro e realista para o futuro da rede logística nacional, garantindo eficiência nos investimentos e orientando decisões estratégicas sobre onde e como aplicar recursos públicos e privados”, enfatizou.

O governo prevê que a publicação do documento ocorra ainda este ano e que, ao lado programa de concessões, contribua para atrair investimentos e promover a integração dos diferentes modais no país.

Presente no evento, o ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçou que os investimentos recordes no setor colocam o Brasil em posição estratégica para enfrentar os desafios da nova ordem econômica global. Ele ressaltou que a infraestrutura tem papel central na competitividade e no fortalecimento do país no cenário internacional, especialmente diante das tensões comerciais que afetam os fluxos logísticos e as relações comerciais.

“O Brasil está vivendo um bom momento no avanço da nossa infraestrutura. Estamos em máxima histórica no somatório de investimentos público e privado, o que impulsiona o desenvolvimento e abre novas oportunidades.

Por isso, vamos continuar ampliando os investimentos para que, de 2025 a 2030, possamos bater recordes sucessivos e consolidar o país como um grande player global”, afirmou Renan Filho.

Para a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, discutir logística no atual contexto global requer considerar não apenas as demandas internas, mas também os impactos das tensões geopolíticas e econômicas. A ministra ressaltou que o PNL 2050 é uma estratégia que vai reposicionar o Brasil no comércio global.

“Precisamos reduzir a dependência do modal rodoviário, investir em transporte limpo, ampliar nossa integração com a Ásia por rotas mais curtas, como a Bioceânica, e fortalecer os laços comerciais com Mercosul, BRICS e Europa. Estamos construindo soluções que atravessam governos, garantindo competitividade e sustentabilidade para as próximas décadas”, assinalou Tebet.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que o Brasil vive um momento único para atrair investimentos internacionais em infraestrutura.

Para ele, a combinação de bons projetos, alinhados à agenda sustentável, e a crescente procura global por oportunidades rentáveis, coloca o país em posição estratégica no cenário econômico mundial.

Diálogo Estratégico

No fim do evento, o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos pontuou que além do apoio ao Ministério dos Transportes no PNL 2050, empresa tem desenvolvido alternativas que combinam visão de futuro com medidas de curto prazo.

“Precisamos diversificar modais, valorizar a cabotagem, que é o transporte mais barato e recuperar trechos estratégicos, como a Malha-Oeste, que pode integrar o Brasil ao Pacífico, via Bolívia”.

Bastos ponderou ainda, que a Rota Bioceânica é essencial, mas leva tempo; por isso, a Infra S.A. trabalha em soluções com resultados mais imediatos, além dos projetos estruturantes.

“Esse diálogo com o setor produtivo é fundamental na definição de caminhos rápidos e eficazes para o desenvolvimento logístico do país” concluiu.

Sustentabilidade

O PNL 2050 será o primeiro plano elaborado com base em uma visão de Estado, alinhando políticas públicas, setor privado e sociedade. Ele substituirá o PNL 2035, incorporando dados reais de demanda futura, como o mapeamento de cargas a partir de notas fiscais eletrônicas, e diretrizes de sustentabilidade para reduzir emissões e tornar os projetos mais resilientes frente às mudanças climáticas.

O PNL 2050 incorpora diretrizes voltadas à sustentabilidade em todas as etapas do planejamento. O documento prioriza as ações para reduzir a emissão de gases poluentes, além de incentivar práticas ambientalmente responsáveis e criar condições mais ágeis para o licenciamento ambiental, requisito fundamental, visando à execução de projetos de infraestrutura.

Esse será o primeiro plano desenvolvido sob as diretrizes do Planejamento Integrado de Transportes (PIT), criado pelo Decreto nº 12.022/2024. O PIT busca consolidar uma estratégia que aumente a competitividade do Brasil, impulsione o desenvolvimento regional e melhore a integração logística em nível nacional.

Modais em debate

Realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), este é o segundo debate com propósito de ouvir representantes do todo setor produtivo para captar as demandas regionais e apontar caminhos que estimulem a inovação e novos investimentos setoriais. O ciclo de discussões do PNL 2050, passará ainda por outras dez capitais brasileiras, abrangendo diferentes regiões do país.

Também participaram do evento na Fiesp, o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa; o diretor-presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (Abani), José Rebelo III; o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Juliano Noman; e o presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Venilton Tadini.

Fonte: Infra SA