O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, convocou uma reunião extraordinária para discutir as medidas a serem tomadas em contribuição ao Rio Grande do Sul, que enfrenta grave crise em consequência das chuvas que assolam a região desde o final de abril. Durante o encontro, foram apresentados dados do impacto no setor de transporte RODOVIáRIO de cargas (TRC), por parte da FETRANSUL, que vem fornecendo atualizações diárias sobre as ocorrências. Essas informações têm sido essenciais para que, junto às entidades representativas, sejam viabilizadas soluções em apoio às empresas afetadas, visando o restabelecimento de suas operações.
A reunião contou com a presença de lideranças empresariais de todo o Brasil, além de assessorias da NTC&Logística e da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Também estiveram presentes membros do Conselho Nacional do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT). Está prevista uma nova reunião das Confederações Nacionais – na qual a participação da CNT está confirmada – para definir o apoio às medidas voltadas ao setor produtivo gaúcho.
Desde o início das enchentes, o TRC tem atuado intensamente, 24 horas por dia, auxiliando as vítimas por meio do transporte voluntário de doações recebidas de diversas regiões do Brasil. As empresas de transporte assumiram quase integralmente os custos operacionais desses deslocamentos, além de realizarem doações diretas. No entanto, apesar da solidariedade demonstrada, Rebuzzi destacou que essa situação não pode se sustentar indefinidamente. “Sabemos que as Empresas de Transporte de Carga (ETCs) têm limitações financeiras e orçamentárias. Além disso, precisam cumprir contratos com seus clientes, muitas vezes prejudicados pelo deslocamento emergencial de equipamentos e pessoal para o transporte solidário”, afirmou o presidente da NTC&Logística.
Ao longo da reunião, foram delineadas algumas propostas para mitigar as consequências sobre as ETCs, tais como levar às autoridades a necessidade de encontrar formas de custeio ou outras regras de compensação para as ETCs e atuar, junto aos Poderes da República, com o apoio das entidades regionais, federações, sindicatos e associações, para estabelecer regras emergenciais e temporárias que permitam a reconstrução do Setor Produtivo Gaúcho. O TRC precisa ser contemplado nessas medidas, devido ao seu papel essencial e estratégico para o desenvolvimento dos demais setores.
Rebuzzi fez questão de salientar a importância da união e do esforço coletivo: “Em nome da NTC&Logística, quero expressar minha solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, que enfrenta este momento crítico. Nossa reunião extraordinária foi fundamental para a análise e o planejamento das ações que podemos tomar tendo em vista uma efetiva colaboração com as empresas do TRC. Estamos comprometidos em buscar soluções viáveis e sustentáveis, que garantam a continuidade e a resiliência do nosso setor e do Estado, sempre pensando na saúde financeira das empresas e no mais rápido retorno à normalização de suas atividades. Todo o nosso empenho tem por fim a retomada econômica que embasará a reconstrução do Rio Grande do Sul”.
A NTC&Logística reafirma total apoio ao Rio Grande do Sul, buscando medidas que não só auxiliem as empresas de transporte rodoviário de cargas, mas também proporcionem ajuda às pessoas necessitadas. A união das entidades representativas e o apoio das autoridades públicas são os alicerces para a superação desses desafios e para a garantia de recuperação do setor e das comunidades afetadas.