Equilibrar o intenso fluxo de veículos que circulam pelo país, líder global na produção de alimentos, tem sido um dos principais compromissos do Ministério dos Transportes. Nesta quinta-feira (2), durante o 1º fórum Brasil de Ideias – Segurança Jurídica e Infraestrutura, realizado no Rio de Janeiro, o ministro Renan Filho apresentou as principais ações da pasta para modernizar a logística nacional e reduzir os tempos de deslocamento.
“A trajetória de desenvolvimento que o nosso país vem trilhando reflete o comprometimento e a visão estratégica que o Governo Federal tem dedicado incansavelmente. Os projetos de infraestrutura implantados nesta gestão não apenas impulsionaram a modernização dos ativos públicos, mas também geraram um impacto positivo substancial na economia, promovendo a criação de empregos e a geração de renda para milhões de brasileiros”, afirmou o ministro.
Atualmente, parte dos desafios está concentrada em equacionar a dinâmica das viagens nas rodovias, considerando os mais de 3 milhões de caminhões registrados no Brasil em 2024. Esses veículos transportam toda a cadeia do agronegócio, seja para abastecer o mercado interno ou para exportação. Além disso, o país conta com mais de 63 milhões de automóveis e 28 milhões de motocicletas.
O trabalho consiste em diminuir os gargalos que tornam a infraestrutura logística ainda mais desafiadora nos trechos de maior congestionamento entre diferentes categorias de veículos, como os acessos a grandes cidades, bairros movimentados e fronteiras.
Infraestrutura no pódio
“O Brasil está retomando obras históricas importantíssimas e realizando outras adicionais. Não é à toa que estamos batendo recordes de exportação, mesmo sob a tarifa americana. A infraestrutura certamente ajuda muito nesse contexto, pois eleva a produtividade da economia e garante novas alternativas”, reforçou Renan Filho.
Entre as medidas em curso, o Ministério dos Transportes tem priorizado a implantação de novos corredores rodoviários e ferroviários em diversas regiões. A intenção é descentralizar a logística, atualmente concentrada no Sudeste, reduzir os engarrafamentos e fomentar o desenvolvimento regional, por meio de modais mais eficientes e com menor custo.
Diversas frentes de obras também estão em andamento para revitalizar a malha viária nacional, com o uso de novas tecnologias e materiais de maior durabilidade. A meta é oferecer estradas mais seguras, resilientes e capazes de reduzir os sinistros no trânsito.
“Já realizamos 17 leilões de rodovias, com 15 vencedores diferentes. Ou seja, transparência, democratização do acesso às estradas e atração de investimentos internacionais são nossos objetivos”, concluiu Renan Filho.
Jeitinho carioca
O Rio de Janeiro é um dos mais importantes centros econômicos do Sudeste, devido ao alto fluxo de turistas e de mercadorias. Os investimentos do Governo Federal na melhoria da infraestrutura de transportes do estado passaram de R$ 92,3 milhões em 2022 para R$ 132,2 milhões disponíveis em 2025, um aumento de aproximadamente 43%. Somente em 2024, foram destinados R$ 72,9 milhões para obras em rodovias e ferrovias fluminenses.
Fonte: Ministério dos Transportes
Foto: Luiz Siqueira / MT