Manutenção reforça segurança em pontes e pontilhões em rodovias da Paraíba

  • Categoria do post:Infraestrutura

No estado da Paraíba, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), avança com as obras de conservação e recuperação de Obras de Arte Especiais (OAEs) localizadas nas BR-104/PB, BR-110/PB, BR-230/PB e BR-412/PB. O contrato contempla um lote de 78 estruturas como pontes, pontilhões e viadutos, por meio do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE). O valor do investimento feito pelo Governo Federal é de aproximadamente R$ 6,6 milhões.

As intervenções abrangem um pontilhão, cinco viadutos e 20 pontes na BR-104/PB, na BR-110/PB o DNIT atua em três pontilhões e cinco pontes. Na BR-230/PB são beneficiadas uma passarela, duas passagens inferior, dois pontilhões e 14 pontes. Outras 25 pontes completam o lote do contrato de manutenção na BR-412/PB. As ações ocorrem entre os municípios de Barra de Santa Rosa, Campina Grande, Monteiro, Ingá, Boa Vista e São João do Cariri, entre outros.

Com a margem de execução de 68% de avanço das atividades, já foram realizados os serviços de pintura com nata de cimento, substituição de junta de dilatação e execução de proteção de aterro da cabeceira das pontes com pedra argamassada, entre outros. A manutenção faz parte do PROARTE, programa do DNIT que atua com o objetivo de eliminar deficiências estruturais e funcionais de pontes, túneis, viadutos e passarelas caracterizados como Obras de Arte Especiais (OAEs), por meio da manutenção preventiva, corretiva e reabilitação. As intervenções ampliam a vida útil das estruturas e aumentam sua capacidade de suporte.

As Rodovias – A BR-104/PB é uma rodovia fundamental para o escoamento da produção agrícola e industrial do Agreste paraibano, conectando o estado a Pernambuco e Rio Grande do Norte. A BR-110/PB, entre Monteiro e a divisa com Pernambuco funciona como corredor estratégico para o intercâmbio comercial e turístico entre o Cariri paraibano e o Agreste pernambucano.

A BR-230, a Transamazônica, é essencial para integrar o Agreste ao Sertão paraibano, garantindo o fluxo de mercadorias, passageiros e serviços entre centros como Guarabira, Campina Grande, Patos e Santa Luzia. E passando pela rota do Cariri paraibano, a BR-230 faz conexão com a BR-412/PB, que também representa uma rota importante para o desenvolvimento local, industrial e turístico.

A rodovia facilita o escoamento da produção agrícola como frutas, hortaliças e grãos e, no turismo, ajuda a atrair turistas para eventos e atrações da região às outras cidades como Campina Grande, conhecida pelo maior São João do Mundo.

Fonte: DNIT