No momento, você está visualizando Livro “A Era das Máquinas” é aprovado como projeto PRONAC e inicia nova fase de viabilização cultural

Livro “A Era das Máquinas” é aprovado como projeto PRONAC e inicia nova fase de viabilização cultural

  • Categoria do post:Sem categoria

O SINDIPESA celebra mais uma importante conquista para o setor de movimentação de cargas pesadas e excepcionais: o projeto do livro “A Era das Máquinas – História dos Guindastes no Brasil” foi oficialmente aprovado pelo Ministério da Cultura como projeto incentivado via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), recebendo o número de registro PRONAC 25801.

A publicação, realizada em parceria com a Fundação Memória do Transporte – Fumtran, sob o selo editorial da Fumtran, será um marco cultural e histórico. Com foco na trajetória dos guindastes no Brasil, desde os anos 1930, a obra traz um olhar humanístico e literário sobre a evolução desses equipamentos e seu papel fundamental nas grandes obras de infraestrutura, na engenharia nacional e na movimentação de grandes cargas.

De acordo com o presidente do SINDIPESA, Júlio Eduardo Simões, a aprovação do projeto representa um passo decisivo para a viabilização da publicação. “A Lei Rouanet foi uma forma encontrada de tornar o livro possível. Agora, empresas do setor, fabricantes de guindastes e outras organizações alinhadas a essa história poderão patrocinar a iniciativa com incentivos fiscais e ter suas marcas associadas a um projeto de grande valor cultural, artístico e histórico”, destaca.

A obra terá tiragem de 3.000 exemplares distribuídos gratuitamente e contará também com uma versão em audiodescrição, disponível nas principais plataformas digitais, como o Spotify, ampliando o acesso e reforçando o compromisso com a inclusão e a acessibilidade.

Com depoimentos de pioneiros do setor, acervo fotográfico, mapas, registros técnicos e narrativas documentais, o livro pretende consolidar um verdadeiro resgate da memória do desenvolvimento econômico e social do país, sob a perspectiva da engenharia de movimentação pesada.

A parceria com a Fumtran, segundo Simões, fortalece a identidade do setor e valoriza a trajetória das empresas que foram protagonistas nesse processo de transformação. “A ideia é que nossas associadas pioneiras tenham suas histórias registradas e compartilhadas, contribuindo com um legado que extrapola o âmbito técnico e alcança a cultura e a memória do Brasil”, afirma.

O SINDIPESA seguirá acompanhando as próximas etapas do projeto, que agora passa por análise documental e, na sequência, receberá os dados bancários de captação e movimentação de recursos. A entidade convida empresas e mantenedores a se engajarem neste projeto cultural, que dará visibilidade institucional ao setor e reconhecerá publicamente o valor histórico da movimentação de cargas pesadas no país.

Fonte: SINDIPESA