Com o objetivo de consolidar os estudos relacionados ao transporte de passageiros sobre trilhos e mobilidade urbana no Brasil, a Infra S.A. e a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) assinaram, nesta quarta-feira (03), um Acordo de Cooperação Técnica. Pelo documento, os dados da associação serão compartilhados com o Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) da Infra S.A. para ampliar a base de informações estratégicas e promover o e a integração de iniciativas inovadoras em áreas de interesse comum entre as instituições.
Um dos destaques do acordo é a consolidação do painel metroferroviário do ONTL. A plataforma reunirá informações estratégicas do setor de a mobilidade urbana sobre trilhos no Brasil.
O painel permitirá mapear a realidade do setor, identificar gargalos, acompanhar indicadores e apoiar decisões que impactam diretamente milhões de brasileiros que utilizam o transporte público diariamente.
Além do painel, o acordo prevê a organização de seminários e workshops, a realização de estudos conjuntos e o intercâmbio de boas práticas em inovação e planejamento.
Durante a cerimônia de assinatura, o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, afirmou que o acordo viabiliza o avanço de diversos projetos conduzidos pela empresa, conforme demandas do Ministérios dos Transportes “Essa troca de informações, com a inclusão de dados sobre o transporte metroviário no ONTL, contribuirá para a melhoria contínua dos nossos projetos e estudos para esse modo de transporte em todo o país.”, afirmou.
A diretora-executiva da ANPTrilhos, Ana Patrizia Lira, destacou que o transporte de qualidade é um direito constitucional e ressaltou o papel da Infra S.A. como referência em planejamento e estruturação de projetos. “A Infra S.A. é referência também em inteligência para o setor de transportes. Sabemos que, para isso, dados e informações são essenciais. Foi justamente por reconhecer a importância desse trabalho que esse acordo foi firmado”, explicou.
Complementando o raciocínio de Ana Patrizia, o diretor de Planejamento da Infra S.A., Cristiano Della Giustina, destacou a importância prática do acordo. “Essa parceria vai agregar e contribuir demais com o nosso trabalho. Dispor desses dados torna nossas avaliações mais assertivas, resultando em projetos adequados e aderentes à realidade”, explicou Giustina.
Outro ponto importante destacado por Ana Patrizia foi a transparência dos dados. “As informações que têm no Observatório, trazem transparência, publicidade e uma visão de longo prazo. É de suma importância que esse repositório de informações exista porque ele pode ser usado como fonte, além dos projetos, em matérias jornalísticas e em estudos acadêmicos”, disse.
Também presente na assinatura do acordo, o diretor de Mercado e Inovação da empresa, Marcelo Vinaud, aposta que com dados mais precisos a tendencia é que seja formada uma nova cultura de investimento. “Com os números em mãos, os tomadores de decisão de estados e municípios podem ver o transporte sob trilhos como uma solução para suas cidades”, sugeriu.
Retomada do transporte ferroviário de passageiros
A Infra S.A. atua diretamente para que o Brasil retome o transporte interestadual de passageiros sobre trilhos. Atualmente, a empresa desenvolve estudos para seis linhas localizadas em sete estados do país. Os estudos de viabilidade foram solicitados pelo Ministério dos Transportes e resultarão em projetos de concessão para a operação de linhas voltadas ao transporte de passageiros em trechos ferroviários que atualmente se encontram ociosos. Confira os trechos em fase de estudos:
– Brasília (DF) – Luziânia (GO)
– Salvador (BA) – Feira de Santana (BA)
– São Luís (MA) – Itapecuru Mirim (MA)
– Fortaleza (CE) – Sobral (CE)
– Londrina (PR) – Maringá (PR)
– Pelotas (RS) – Rio Grande (RS)
Fonte: Infra SA