O Índice ABCR de setembro de 2023 avançou 0,9% no comparativo com agosto, considerando os dados dessazonalizados. O índice de fluxo pedagiado de veículos pesados apresentou relativa estabilidade (-0,1%). Comparado ao mesmo período de 2022, o índice total aumentou 6,9%, determinado pelas altas de 8,2% de leves e 3,2% de pesados.
Nos últimos doze meses, o índice total acumula avanço de 4,9%, fruto do aumento de 6,1% de veículos leves e 1,4% de pesados.
“O fluxo de pesados demonstrou estabilidade em setembro em termos dessazonalizados, após a sequência positiva dos últimos meses. O desempenho positivo capta o benefício gerado pela produção agropecuária, seja pelo transporte de insumos, seja pela demanda de frete para o escoamento da produção agrícola. Do lado da produção industrial, há a combinação de maior produção de bens de consumo e a mudança de paradigma com o aumento das compras via comércio eletrônico. Em termos históricos, o fluxo se mantém em níveis aquecidos (+11,5% acima do pré-pandemia em fev/20)”, explicam os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Cardoso.
O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria.
Fonte: Frota&cia – https://frotacia.com.br/indice-abcr-de-setembro-registra-estabilidade-no-fluxo-de-pesados/