A pressão dos caminhoneiros e a ameaça de greve foi o fiel da balança contra o reajuste de tarifa de importação dos pneus de caminhões. A nota técnica do Comitê de Alterações Tarifárias da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) mostra que o órgão votou, em julho, pelo reajuste de 16% para 20% durante 12 meses. Já o governo,dois meses mais tarde, deciciu manter os valores sem reajuste. O documento só se tornou público agora.
O comitê destacou que em relação a pneus de carga, ” a quantidade importada aumentou 134% entre 2019 e 2023. Ademais, no mesmo período, o preço médio ainda sofreu uma diminuição de 3,9%. Se comparado o volume de 2023 importado x a média de 2020 a 2022, o surto de Importações chega a 85%”, diz um dos trechos do documento.
O comitê afirma que o reajuste seria necessário ao amparo da “Lista de Elevações Temporárias por Desequilíbrios Comerciais Conjunturais”. A nota é assinada pelo chefe de divisão Pedro Vicente da Silva Neto, com pedido de encaminhamento ao subsecretário de Articulação em Temas Comerciais, Leonardo Rabelo de Santana. O Comitê Executivo da Camex, órgão ligado a decisões políticas do Ministério da Indústria e Comércio, emitiu parecer mantendo a tarifa nos 16%.
Uma semana antes, representantes dos caminhoneiros estiveram em uma audiência na Comissão de Viação e Transporte e chegaram a falar em greve caso o governo autorizasse o reajuste. A ANTT também se manifestou contra o aumento.
O pedido de reajuste partiu da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) que queria aumento para 35%, tanto nos pneus de carga como de passeio. A CAMEX deu deferimento parcial do pedido e reajustou a tarifa de importação de pneus de carro para 25%.
De acordo com os importadores, a decisão do governo de aumentar a tarifa de importação dos pneus de passeio terá reflexos na segurança do trânsito. Um estudo feito pela Guimarães Consultoria, a pedido da ABIDIP – entidade que representa os importadores – mostra que a demanda por pneus novos deve cair 8% após o reajuste por conta do aumento dos preços dos produtos.
Os importadores afirmam que a medida tem o objetivo de monopolizar o mercado para seis empresas que atuam no país e controlar os preços de mercado. Após o anúncio do aumento da tarifa, empresas nacionais já anunciaram reajuste no preço de pneus de passeio de cerca de 10%.
Fonte: Blog do Caminhoneiro – https://blogdocaminhoneiro.com/2024/11/governo-contrariou-nota-tecnica-para-barrar-aumento-de-tarifa-de-pneus-de-caminhoes/#google_vignette