A maioria das decisões humanas é guiada por impulsos, intuições e emoções, e não pela lógica, afirma o professor Ziv Carmon, especialista em economia comportamental da escola de negócios Insead (Instituto Europeu de Administração de Empresas). Segundo ele, mesmo quando acreditamos agir racionalmente, o lado emocional domina nossas escolhas. Entender essa dinâmica é fundamental para líderes que atuam em ambientes complexos, como o setor de transporte.
A partir da metáfora do “elefante e o cavaleiro” – em que o elefante representa o sistema emocional, intuitivo e rápido; e o cavaleiro, o sistema racional e analítico –, Carmon explica que as emoções têm papel central na forma como escolhemos, reagimos e nos engajamos. Por isso, o professor sentencia: bons líderes são aqueles que compreendem e respeitam esse funcionamento humano e sabem como utilizá-lo com ética e inteligência.
Dados, argumentos lógicos e análises são importantes, mas não bastam para engajar pessoas ou promover mudanças duradouras. De acordo com o especialista, é a emoção que impulsiona a ação. E o uso sincero de ferramentas, como a empatia, a gratidão e o reconhecimento, pode ser mais eficaz do que qualquer recompensa material. “Apreciar de forma específica e inesperada pode ter mais efeito do que bônus financeiros”, explica.
Na visão de Carmon, além de compreender os outros, o líder deve também voltar o olhar para si mesmo. Para ele, autorreflexão, consciência emocional e domínio das próprias reações são atributos indispensáveis para quem deseja liderar com mais humanidade, assertividade e clareza.
As reflexões de Ziv Carmon foram apresentadas nessa terça-feira (29), em Brasília, durante o Warm Up da Missão Internacional do Transporte – França 2025, promovido pelo Sistema Transporte.
França aposta em tecnologia, intermodalidade e descarbonização
A experiência francesa em mobilidade urbana foi mencionada, como o ambicioso projeto Grand Paris Express, que vai expandir significativamente a rede de metrôs automatizados da capital; a integração eficiente de modais por meio de um cartão único de transporte, que facilita a mobilidade de milhões de passageiros; e o incentivo à mobilidade ativa, com programas como o “Savoir Rouler à Vélo”, voltado à formação de ciclistas conscientes e seguros.
O panorama detalhado foi mostrado por Ludovic Doyennette, conselheiro de Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da França no Brasil, que ajudou os empresários a compreenderem melhor a estrutura, os avanços e as prioridades do sistema de transporte francês.
Formar para gerar valor
O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, reforçou o propósito do encontro: promover a integração da delegação e alinhar as etapas da Missão. “A Missão começa aqui, no Warm Up. A construção de relacionamento entre os empresários é um dos pilares dessa iniciativa. A França tem muito a nos ensinar sobre transporte e mobilidade. Por isso, a programação vai reunir tanto conteúdo acadêmico quanto experiências práticas”, afirmou.
A importância das Missões Internacionais para o desenvolvimento de lideranças foi um dos aspectos ressaltados durante o encontro. Segundo a diretora executiva nacional do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Nicole Goulart, os objetivos são estimular reflexões, trazer novas ideias e compreender diferentes abordagens de liderança. “Nosso compromisso é formar pessoas capazes de gerar mais valor e entregar melhores resultados para suas empresas”, afirmou.
Como parte da preparação da delegação, Philippe Gassmann, chefe do Serviço de Economia da Embaixada da França no Brasil, falou aos participantes sobre o espírito de hospitalidade do país anfitrião, ressaltando o interesse da França em estreitar conexões institucionais e comerciais com o Brasil.
Também estiveram presentes no evento o ex-presidente do Sistema Transporte, Clésio Andrade; a diretora executiva interina da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Fernanda Rezende; o diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira; e a diretora adjunta do ITL (Instituto de Transporte e Logística), Eliana Costa.
Missão Internacional do Transporte – França 2025
A Missão Internacional do Transporte – França 2025 será realizada de 28 de agosto a 7 de setembro, em Fontainebleau, em parceria com o Insead, uma das escolas de negócios mais renomadas do mundo. A delegação, formada por 51 participantes – entre empresários, parlamentares e representantes do Sistema Transporte –, viverá uma imersão estratégica que combina formação executiva, visitas técnicas, intercâmbio cultural e networking internacional.
Fonte: CNT