O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança com os serviços de manutenção em 39 Obras de Arte Especiais (OAEs), nas BR-135/MA, BR-226/MA e BR-316/MA, no Maranhão. As intervenções, gerenciadas pelo Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), beneficiarão pontes, pontilhões e viaduto. O valor do investimento feito pelo Governo Federal é de aproximadamente de R$ 6,4 milhões.
Com a margem de execução de 67% de avanço físico das atividades, entre fevereiro e setembro deste ano, as equipes da autarquia já concluíram os serviços em 27 empreendimentos localizados entre os munícipios de Timon Caxias (MA), Alto Alegre do Maranhão (MA), Bacabal (MA), Peritoró (MA), Presidente Dutra (MA), percorrendo as rodovias contempladas.
Para a realização da manutenção preventiva são executados serviços de limpeza, poda, roçada, pintura, recomposição de drenos, recomposição de guarda-corpos, tratamento anticorrosivos, restauração e recuperação estrutural. Ainda serão executados serviços de restauração de berços para junta de dilatação.
Nas próximas semanas, o DNIT dará continuidade à execução das melhorias nas demais estruturas incluídas no contrato que, contempla ao todo, um viaduto, dois pontilhões e 36 pontes. Conforme o cronograma previsto, a estimativa é que as atividades sejam concluídas no primeiro semestre de 2026. As melhorias são necessárias para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do estado, além de promover maiores condições de segurança e trafegabilidade.
PROARTE – As melhorias são gerenciadas pelo PROARTE, programa do DNIT que atua com o objetivo de eliminar deficiências estruturais e funcionais de pontes, túneis, viadutos e passarelas caracterizados como Obras de Arte Especiais (OAEs), por meio da manutenção preventiva, corretiva e reabilitação. As intervenções ampliam a vida útil das estruturas e aumentam sua capacidade de suporte.
Sobre as Rodovias – A BR-226 é uma importante rodovia que corta todo o estado do Maranhão, se tornando uma importante ligação entre os estados do Nordeste, Norte e Centro Oeste do país.
A BR-316 é uma rodovia diagonal que vai de Belém a Maceió. É a principal ligação entre o Norte e o Nordeste do país. Possui 2.054 km de extensão e atravessa os estados do Pará, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Alagoas.
Já a BR 135 tem relevância estratégica para o estado e para todo o país por permitir o escoamento da produção agrícola da região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) até o Porto do Itaqui. O eixo rodoviário é uma importante artéria de conexão entre o Norte e o Sul do país, facilitando o intercâmbio de cargas entre as regiões Norte, Nordeste e o Centro-Oeste.
Fonte: DNIT