No Espírito Santo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança nas obras de reforço e recuperação de duas Obras de Arte Especiais (OAEs). O projeto inclui a ponte sobre o Rio Jucu, na BR-262/ES e a ponte do Fontenelle sobre o Rio Doce, na BR-259/ES. As ações têm como objetivo fortalecer as estruturas, aumentar a segurança dos usuários e garantir maior fluidez no tráfego. Para o restabelecimento das duas estruturas, o investimento aproximado do Governo Federal é de R$ 106,6 milhões.
A ponte sobre o Rio Doce, também conhecida como Ponte do Fontenelle, localizada no km 82 da BR-259/ES, entre os municípios de Colatina e Baixo Guandu, alcançou 35% de avanço físico. Até o momento, foram executados os serviços de demolição da estrutura de concreto armado, reconstituição da laje superior, execução das lajes em balanço e das barreiras rígidas, além de reparos profundos com aplicação de graute. As equipes também realizaram o tratamento de fissuras passivas — secas e com abertura superior a 0,3 mm —, a limpeza interna e externa da estrutura, a demolição do pavimento flexível existente e remoção superficial do revestimento asfáltico.
Atualmente, estão em execução os serviços de recuperação das fissuras, remoção do asfalto existente e montagem da estrutura do QuikDeck (sistema de plataforma de trabalho suspensa). Na sequência, serão realizadas a recuperação da parte inferior dos caixões, a execução da furação e a demolição da laje existente, além do tratamento das fissuras remanescentes e da concretagem da nova laje. A previsão é de que as obras sejam concluídas em maio de 2026.
Para manter a segurança no trecho, o tráfego no local opera atualmente com restrições parciais, incluindo limite de carga de até 33 toneladas distribuídas em quatro eixos, comprimento máximo de 18,60 metros e carga máxima por eixo intermediário de até 10 toneladas, além da proibição de passagem simultânea de caminhões.
OAE em conclusão – Na BR-262/ES, no km 29, a ponte sobre o Rio Jucu, no município de Domingos Martins, encontra-se com as intervenções em fase final. Com mais de 90% de execução das obras, as equipes da autarquia já realizaram reparos com argamassa polimérica, concretagem e desforma dos consoles recuperados, concretagem da viga transversina, reparos profundos com graute e tratamento de fissuras passivas, secas, com abertura de aproximadamente 0,3 mm.
Atualmente, está em andamento a desforma da viga transversina. Os serviços de macaqueamento e instalação do neoprene — etapa que antecede a desmobilização do canteiro de obras — já foram executados. A previsão é de que as ações sejam concluídas nas próximas semanas.
Rodovias – A BR-259/ES configura-se como um corredor logístico de elevada relevância estratégica, interligando o noroeste do Espírito Santo e o leste de Minas Gerais aos principais centros de consumo e aos complexos portuários capixabas. A rodovia é fundamental para o escoamento de grande volume da produção agrícola — como café e frutas —, de minerais, especialmente granito, e de bens manufaturados. Esse fluxo influencia diretamente a dinâmica econômica regional, os custos de transporte e a competitividade das cadeias produtivas.
A BR-262/ES é um dos principais eixos rodoviários do país, conectando os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. No território capixaba, desempenha papel estratégico para o comércio e a economia: por essa rodovia, grande parte do café produzido no estado e na região de Manhuaçu (MG) segue para os portos capixabas, assim como os hortifrutigranjeiros que abastecem supermercados da Grande Vitória. No turismo, a BR-262 também se destaca pelo intenso fluxo de viajantes — especialmente oriundos de Minas Gerais — com destino às praias e às regiões serranas do Espírito Santo.
Fonte: DNIT
